Via Justiça discute aspectos jurídicos do bullying

Os convidados do programa avaliam se as leis atuais são suficientes para enquadrar os episódios de bullying

23/03/2012 - 11:16

O programa Via Justiça desta sexta-feira (23/3/12) irá discutir os aspectos jurídicos do bullying. Os convidados para debater o assunto avaliam a forma como o Poder Judiciário tem decidido os casos que envolvem esse tipo de agressão, bem como se as leis atuais são suficientes para enquadrar os episódios de bullying, ou se são necessárias normas espécíficas para coibir a prática. Participam do programa a juíza da Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Veruska Rocha Mattedi Lucas, e a psiquiatra e presidente do Departamento de Psiquiatria e Neurologia Infantil da Associação Médica de Minas Gerais infantil, Ana Cristina Mageste Pimentel. O programa será apresentado às 23 horas, pela TV Assembleia.

De acordo com pesquisa do IBGE, Belo Horizonte é a segunda Capital brasileira que mais registrou ocorrências de bullying: o índice  é de 35,3%. Brasília ocupou o primeiro lugar, com índice de 35,6% e Curitiba está na terceira posição, com 5,2%. Segundo a pesquisa, os estudantes brasileiros de escolas privadas estão mais expostos ao bullying do que aqueles matriculados em escolas públicas.

O termo “bullying” é derivado da palavra bully, do inglês, que significa “valentão, brigão”. Ele compreende comportamentos de diversos níveis de violência, que vão desde chateações inoportunas até atos agressivos sob forma verbal ou física. Tais comportamentos costumam ser intencionais e repetidos, sem motivação aparente. Entre as consequências para as vítimas do bullying estão a angústia, exclusão, humilhação e discriminação.

O Via Justiça é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Reprise – O programa Via Justiça será reapresentado no sábado (24), às 16h30; no domingo (25), às 22h30; e na segunda-feira (26), às 8h30.