Transferência do Parque da Gameleira é tema de reunião
Expositores temem que a transferência do parque tenha impacto no calendário de eventos relacionados ao agronegócio.
23/03/2012 - 13:26A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará, nesta quarta-feira (28/3/12), audiência pública para debater a transferência do Parque de Exposições Bolívar de Andrade, localizado no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. Requerida pelos deputados Fabiano Tolentino (PSD) e Carlin Moura (PCdoB), a audiência será realizada às 15 horas, no Auditório.
A proposta de realização da audiência surgiu após o recebimento de um ofício assinado por 20 entidades do agronegócio mineiro que alertava o deputado Fabiano Tolentino sobre os impactos decorrentes da desativação do Parque da Gameleira. A preocupação dos expositores é de que o calendário dos eventos relacionados ao agronegócio sejam migrados para outros Estados.
De acordo com informações do gabinete do deputado, os representantes das entidades que fazem uso do parque de exposições foram informados pelo secretário de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, em reunião realizada no dia 13 de setembro de 2011, que o parque seria desativado e toda a sua estrutura demolida para a construção de três pavilhões e um hotel.
Tolentino afirma que vai reivindicar a reforma e manutenção do parque, que é um ponto histórico e tradicional na realização de eventos agropecuários em Belo Horizonte. Entretanto, se a desativação do local for uma decisão definitiva, o parlamentar afirma que vai “trabalhar para que o parque continue a funcionar até que o Governo de Minas construa um novo local para abrigar os eventos”.
Foram convidados para participar do debate o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg) , Roberto Simões; o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Altino Rodrigues Neto; o vice-presidente da Associação Mineira dos Criadores de Guzerá e da Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, Virgílio Vilefort Martins; e o presidente da Academia Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina, Emir Cadar.