Em Reunião Especial, ALMG homenageia Primeira Igreja Batista

Nesta quinta-feira (22), foram comemorados os 100 anos de fundação da instituição religiosa

22/03/2012 - 20:34

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou, na noite desta quinta-feira (22/3/12), no Plenário, uma homenagem à Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte pelo seu primeiro centenário de existência. A Reunião Especial foi solicitada pelo deputado Vanderlei Miranda (PMDB) e presidida pelo deputado Doutor Viana (DEM).

Ao dar as boas vindas a todos os presentes, o autor do requerimento destacou que a homenagem à Primeira Igreja Batista significa um feito histórico, pelo fato de que poucas instituições comemorem um século de vida em atividade e crescimento. “Sabemos que foram muitas conquistas nestes anos e não poucas as lutas e dificuldades”, disse o deputado. “Mas ao longo de todo esse tempo a Igreja se manteve firme em seus propósitos”, afirmou.

“Esta homenagem é muito pequena, considerando a grandiosidade da contribuição que a Igreja tem dado à sociedade de Belo Horizonte”, afirmou o parlamentar, listando uma série de ações sociais e de busca de soluções para os problemas da comunidade, além, é claro, do trabalho de evangelização junto à população. Vanderlei Miranda encerrou seu discurso citando passagem do 1º Livro de Samuel, Capítulo VII, Versículo 12: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

Em seu pronunciamento, o pastor Jackson Martins de Andrade, atual líder da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, agradeceu a homenagem e falou um pouco da história da instituição, enfatizando a forma calorosa como a cidade de Belo Horizonte a acolheu.

Ao relatar que novos membros se somam aos antigos, o pastor garantiu que a Igreja se renova, “por isso pode-se dizer que ela é idosa, mas não é velha”.
“Estamos celebrando o centenário, mas não queremos ser prisioneiros do passado. Queremos construir algo tremendamente significativo para o futuro e para a eternidade”, afirmou o líder religioso, destacando o objetivo de inaugurar pelo menos uma nova congregação a cada ano, conquistando cada vez mais fiéis. “Nós temos um sonho”, afirmou, parodiando o líder negro norte-americano Martin Luther King.

Histórico – Inaugurada em 31 de março de 1912 pelo pastor e missionário norte-americano Daniel Crosland, a Igreja iniciou suas atividades com apenas dez membros. Inicialmente funcionando em um prédio na rua Guarani, no centro de Belo Horizonte, a instituição se mudou em 1942 para um templo na Praça Raul Soares, local onde antigamente era o Marco Zero da Capital mineira. Naquela época o líder da igreja era Casimiro Gomes de Oliveira. Construído no estilo art decó, o prédio foi tombado em abril de 2009 pelo Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

Vários líderes da Igreja se sucederam ao longo dos anos e ajudaram no seu crescimento, entre eles o pastor Otis Maddox que, junto de sua esposa, fundou o Colégio Batista Mineiro, em 1918. O pastor Jackson Martins de Andrade está à frente da instituição desde 2001.

Integrou a mesa de honra também o secretário Municipal de Governo, Josué Valadão, que representou o prefeito Márcio Lacerda. O pastor Jackson recebeu das mãos dos deputados Doutor Viana e Vanderlei Miranda placas comemorativas. Em retribuição, o pastor entregou aos deputados outras duas placas, homenageando a ALMG e o autor do requerimento.

O Coro Libertai da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, regido pela maestrina Clécia Martins de Andrade Morais, interpretou, além do Hino Nacional Brasileiro, a canção “Somente a um Deus assim”, de Tommy Walker.