Restrições argentinas à importação são tema de audiência
De acordo com deputado, regras já causaram prejuízo à indústria mineira no início do ano.
22/03/2012 - 18:45As restrições do regime de importação adotado pela Argentina no início de 2012 serão tema de audiência pública realizada nesta terça-feira (27/3/12) pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião, proposta pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), será às 10h15, no Plenarinho III.
De acordo com o deputado, a Argentina é o principal destino das máquinas exportadas por Minas Gerais, atrás apenas dos Estados Unidos. As restrições adotadas pelo país vizinho já prejudicaram as exportações do setor no Estado em janeiro de 2012 em 10%. “Isso está causando sérios problemas à indústria de máquinas de Minas”, afirmou Dalmo.
Entre as medidas adotadas pela Argentina está a exigência de que os importadores apresentem uma declaração jurada, o que equivale, na prática, a colocar todas as importações do país sob regime de licenças não automáticas.
Presenças – Foram convidados o ministro de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck; o vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos, Fausto Rezende; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto; e o diretor do Sindimaq, Marcelo Luiz Moreira Veneroso.