Presidente comparece a lançamento de Centro de Arte Popular
Espaço, que compõe o Circuito Cultural Praça da Liberdade, foi aberto nesta segunda (19), com a presença do governador
19/03/2012 - 12:27Em cerimônia repleta de manifestações culturais mineiras, foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (19/3/12), o novo Centro de Arte Popular - Cemig. O espaço compõe o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e, além de ser um museu, receberá mostras de artistas populares de diferentes regiões do Estado. A solenidade contou com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e o governador de Minas, Antonio Anastasia.
Dinis Pinheiro ressaltou a importância do novo centro para a cultura mineira. “O artesão terá um local, não só de exposição do seu trabalho, mas de valorização da arte mineira como um todo”, disse. O governador destacou, ainda, que Minas Gerais ganha mais um local para abrir as portas de sua cultura para o Brasil e o mundo.
Investimento - O Centro de Arte Popular - Cemig está instalado onde funcionava o Hospital São Tarcísio, próximo à Praça da Liberdade. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões na restauração e implantação do edifício. O acervo do museu conta com 800 peças de propriedade do Estado e de colecionadores. O local é composto de ateliês, biblioteca, videoteca e salas de exposição de longas duração. O projeto arquitetônico é assinado por Janete Ferreira da Costa e Acácio Gil Borsoi, já falecidos.
A exposição inaugural de longa duração traz 360 peças, que retratam expressões de arte criadas pelo homem, ao longo do tempo, em Minas Gerais. Uma mostra temporária inédita também compõe a primeira fase do espaço. Ela apresenta coleção de oratórios, santos e ex-votos (obras de arte anônimas) dos séculos XVIII e XIX.
Praça da Liberdade - O Circuito Cultural Praça da Liberdade terá 13 espaços, quando se transformará no maior complexo cultural do Brasil, reunindo museus históricos, artísticos e temáticos; centros culturais; bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. O Centro de Arte Popular - Cemig é o sétimo espaço em funcionamento.