Presidente da ALMG participa de posse de novo secretário
Rômulo Carvalho substitui o deputado Lafayette de Andrada na Secretaria de Estado de Defesa Social
19/03/2012 - 17:24O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou, na tarde desta segunda-feira (19/3/12), da solenidade de posse do novo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Carvalho Ferraz, na Cidade Administrativa. Procurador de Justiça do Estado desde 2001, ele substituirá o deputado Lafayette de Andrada (PSDB), que retornou à ALMG, a pedido do governador, para exercer função de liderança.
À frente da pasta por um ano e dois meses, Lafayette de Andrada destacou que foram alcançados avanços mesmo diante da crise internacional que assolou o País e a economia do Estado no ano passado. Entre as conquistas, citou o aumento do número de presos inseridos no mercado de trabalho, que saltou de oito mil para 12 mil. Mencionou também a implantação de unidades de recolhimento de jovens, fruto de políticas soecioeducativas que, segundo o deputado, se tornaram referência para o Brasil.
Em seu discurso, o novo secretário Rômulo Ferraz afirmou que a integração entre as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros está entre os objetivos de sua gestão. Comprometeu-se, ainda, a implementar uma política de valorização dos servidores da Defesa Social, por meio de investimentos em capacitação e de melhorias na remuneração. Na oportunidade, reforçou que dará continuidade aos trabalhos de acompanhamento dos índices de criminalidade do Estado. "Nunca houve compactuação nem do Governo, nem das corporações no sentido de manipular esses dados", garantiu.
Presente ao evento, Antônio Anastasia lamentou que os investimentos da União em seguração pública ainda sejam irrisórios. Falou, ainda, da importância em ter a sociedade como parceira no combate à criminalidade. Por fim, elogiou os trabalhos de Lafayette de Andrada e reafirmou que ele exercerá papel de destaque na Assembleia, "nas missões que lhe serão confiadas no âmbito do Parlamento".