Avanços e desafios são destacados em homenagem às mulheres
Reunião comemorativa foi realizada no Plenário da ALMG e lembrou conquistas e desigualdades em relação aos homens
15/03/2012 - 18:06Reconhecimento da importância da mulher no mercado de trabalho, na família, nos espaços políticos. Diminuição da violência e das desigualdades salariais. Os pedidos foram feitos pelos participantes da comemoração do Dia Internacional da Mulher, na tarde desta quinta-feira (15/3/12), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O requerimento para a homenagem foi feito pela bancada feminina da ALMG, formada pelas deputadas Ana Maria Resende (PSDB), Liza Prado (PSB), Luzia Ferreira (PPS), Maria Tereza Lara (PT) e Rosângela Reis (PV).
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), lembrou que muitos avanços foram conquistados desde a instituição, no Brasil, do voto das mulheres. Ele fez menção ao último levantamento do Fórum Econômico Mundial, o Global Gender Gap Index (GGI), que quantifica a magnitude da desigualdade de gênero em 135 países. No ranking, o Brasil aparece na 82º posição. A análise leva em consideração participação econômica e oportunidades; educação; poder político; e saúde e sobrevivência. Dinis ressaltou que “na representação política das mulheres, o Brasil ainda deve muito, já que ocupa a 124º posição , enquanto a Argentina está no 20º lugar.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, representando o Executivo, afirmou que sua pasta tem a responsabilidade de desenvolver políticas públicas para as mulheres e lembrou que em 8 de março foi firmada parceria entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, de Educação e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para instituir a Rede de Educação em Direitos Humanos, que inclui atividades de conscientização sobre os direitos da mulher, do idoso, da criança e do adolescente, entre outros.
A presidente do Conselho Estadual da Mulher, Carmen Rocha Dias, lembrou que a entidade completa 29 anos em 2012 e que o 8 de março é momento de reflexão sobre os direitos das mulheres. “Não queremos assistência, mas reconhecimento”, disse, e mencionou que todos devem pensar em como garantir a isonomia salarial, por exemplo, já que a mulher ainda enfrenta dificuldades no mercado de trabalho em relação à sua remuneração.
Deputadas reforçam necessidade de valorização e defesa da mulher
As deputadas Ana Maria Resende, Rosângela Reis e Maria Tereza Lara salientaram a importância da busca da qualidade de vida e afirmaram que a bancada feminina da ALMG trabalha para combater a violência e garantir os direitos das mulheres, como moradia digna e profissionalização.
A deputada Luzia Ferreira elogiou a aprovação, pelo Plenário, de requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que solicita a criação de Comissão Especial para discutir o aumento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
A deputada Liza Prado comentou que é preciso mobilização para que a Lei Maria da Penha não fique no papel e lembrou que há dificuldades para que mulheres com deficiência sejam adequadamente atendidas pelos serviços de saúde.
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) defendeu mais espaço no poder, igualdade no trabalho e autonomia na família. Além disso, ela espera que haja maior participação das mulheres nos cargos das eleições municipais deste ano.
Durante a reunião foi distribuída a cartilha “Situação econômica, política e social da mulher em Minas”, com pesquisa e redação da Gerência-Geral de Consultoria Temática da ALMG.
Homenagens - Cada deputada fez homenagem a uma dupla ou um grupo de mulheres, com entrega de placas comemorativas. Por parte da deputada Ana Maria Resende, foram homenageadas a vice-presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Ana Maria Guimarães Campos Lima, e a prefeita de Claro dos Poções, Maria das Dores de Oliveira Duarte. A deputada Maria Tereza Lara entregou as placas à líder comunitária Siderli de Almeida Roque e à coordenadora dos programas de transferência de renda da Prefeitura de Nova Lima, Maria de Fátima Monteiro de Aguiar.
Já a deputada Luzia Ferreira homenageou a presidente do Grupo de Adoção de Volta Pra Casa, Sandra Amaral, e a prefeita de Carmópolis de Minas, Maria do Carmo Rabelo Lara. A deputada Rosângela Reis entregou à fundadora e voluntária do Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer “Se Toque”, Gioconda Thomaz Pereira Pascoal, e uma das fundadoras da entidade “Farmácia Esperança”, Zarife Selim de Sales. A desembargadora Márcia Maria Milanez, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, e as jornalistas Mônica Miranda, Maria Cláudia Santos, Kátia Pereira e Fernanda Rodrigues, do programa Observatório Feminino, foram homenageadas pela deputada Liza Prado e pelo deputado Dinis Pinheiro.