Parlamentares, jornalistas e secretárias de Estado participaram do ato de lançamento do site

Deputadas prestigiam lançamento do Observatório Feminino

Ato de lançamento do site foi realizado na Assembleia, com apoio da das deputadas mineiras.

14/03/2012 - 19:15

Com a presença das cinco deputadas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a participação de um número expressivo de mulheres das mais variadas profissões, entre jornalistas, militares, delegadas de polícia, servidoras públicas, além de deputadas e secretárias de Estado, foi lançado nesta quarta-feira (14/3/12), no Salão Nobre, o site “Observatório Feminino”. Produzido pelas jornalistas Maria Cláudia Santos, Kátia Pereira, Fernanda Rodrigues e Mônica Miranda, da Rádio Itatiaia, o site é uma extensão do programa veiculado pela emissora mineira.

O lançamento integra as comemorações legislativas do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março. Este ano, no Parlamento estadual, a data será lembrada também com uma Reunião Especial, marcada para esta quinta-feira (15), às 14 horas, no Plenário. Ao discursar no ato de lançamento do site, falando em nome das parlamentares, a deputada Maria Tereza Lara (PT) saudou a iniciativa das quatro jornalistas e lembrou que o evento ocorre em uma semana especial na Casa, quando se comemora também o aniversário dos 40 anos de inauguração do Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro.

Avanços - Lembrando as lutas das mulheres pela ocupação de espaços de poder na sociedade, a parlamentar petista afirmou que muito já se avançou nas últimas décadas. E citou o fato de que a planta original do Palácio da Inconfidência sequer previa, há 40 anos, a localização de banheiro feminino próximo ao Plenário, atestando o quanto as mulheres, naquele momento, ainda estavam longe do poder.

"Hoje, ao contrário, o País mudou e as conquistas são visíveis", disse. Além de ocupar ministérios, parlamento e prefeituras e altas funções no Judiciário, a mulher ocupa inclusive o mais alto cargo público, a Presidência da República, observou. “Somos 97 milhões de mulheres no Brasil, 51% da população, e 40% das famílias são chefiadas hoje por mulheres”. Apesar disso, a deputada acha que ainda há muito o que caminhar. E lamentou que, na Assembleia de Minas, por exemplo, apenas cinco mulheres estejam representadas num universo de 77 parlamentares. “Nós, da bancada feminina, temos lutado para que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços políticos”, frisou.

As deputadas Liza Prado (PSB) e Luzia Ferreira (PPS) também discursaram, parabenizando as jornalistas do Observatório Feminino e destacando a luta das mulheres em busca de mais espaço na sociedade, na superação da miséria, de preconceitos e na denúncia contra a violência e a discriminação.
Pouco antes, em entrevista à TV Assembleia, as deputadas Ana Maria Resende (PSDB) e Rosângela Reis (PV) também manifestaram seu apoio ao Observatório Feminino, desejando ao site o mesmo sucesso do programa radiofônico, destacando que o site será mais um canal de interação entre as mulheres e a sociedade, um instrumento de luta e disseminação de informações.

De política a saúde e beleza, site tem conteúdo variado

A jornalista Maria Cláudia Santos fez um histórico do processo de criação do site Observatório Feminino, uma extensão do programa radiofônico criado em agosto de 2005, e sobre o contexto social em que surgiram ambos, período marcado pela sanção da Lei Maria da Penha (em 2006), seguido da eleição da primeira mulher presidente da República do Brasil.

Suas colegas Kátia Pereira e Fernanda Rodrigues apresentaram o site e discorreram sobre seu conteúdo e as formas de interação com o público em geral. A jornalista Mônica Miranda, também integrante da equipe, não pôde comparecer por questões particulares.

Com conteúdo variado, o site Observatório da Imprensa vai exibir reportagens, entrevistas, colunas e espaços para esclarecer dúvidas sobre os mais diversos temas, como comportamento, saúde, política, beleza, entre outros. Por meio da Rádio Itatiaia, o ouvinte será convidado a acessar a página e conferir o conteúdo.

O ato de lançamento do site feminino também contou com a presença do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), representando o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); da secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires; e da presidente do Conselho Estadual da Mulher, Carmem Rocha Dias, entre outras autoridades e convidados.

Falando em nome do Legislativo mineiro, Alencar da Silveira Júnior saudou as quatro jornalistas e todas as mulheres presentes, desejou sucesso e vida longa ao projeto “das meninas do Observatório Feminino” e prometeu que a mensagem do presidente Dinis Pinheiro será publicada no próprio site.

Pelo Executivo, a secretária Maria Coeli fez um discurso muito espontâneo, em que lamentou “as interdições impostas à mulher”  durante tanto tempo, mas, ao mesmo tempo, louvou os espaços que a mulher vem conquistando cada vez mais na sociedade, cujo exemplo maior, disse, é a Presidência da República.