Comissão de indicação para a Fucam elege presidente e vice
Deputados Romel Anizio e Almir Paraca foram eleitos presidente e vice; relatoria coube ao deputado Sávio Souza Cruz.
14/03/2012 - 15:25Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (14/3/12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Romel Anízio (PP) foi eleito presidente da Comissão Especial de indicação de Genilson Ribeiro Zeferino para a presidência da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). Na mesma reunião, foi eleito também como vice-presidente o deputado Almir Paraca (PT) e designado com o relator, o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).
De acordo com mensagem do governador Antonio Anastasia encaminhada à Assembleia, “o indicado tem qualificação profissional e experiência administrativa nos setores público e privado compatíveis com a nova área de atuação, preenchendo, assim, os requisitos para ocupar o cargo de presidente da Fucam”.
Criada há 63 anos, a Fucam acolhe em suas unidades adolescentes e jovens de famílias carentes ou em situação de vulnerabilidade social e atende, em tempo integral, a aproximadamente mil jovens do ensino fundamental e médio. O objetivo da instituição é promover a inclusão social de jovens e adolescentes através da educação, qualificação e desenvolvimento humano.
A fundação é composta por sete unidades em Minas Gerais: a sede administrativa, em Belo Horizonte, e seis centros educacionais, localizados em Buritizeiro, Esmeraldas, Januária, Juvenília, Riachinho e São Francisco.
Nos centros educacionais, os estudantes desenvolvem atividades complementares de marcenaria, padaria, informática, jardinagem, horticultura, bombeiro hidráulico, artesanato, computação, técnicas de escritório e almoxarifado. O processo de profissionalização continua no ensino médio com o curso técnico em agropecuária.
Currículo – Formado em Psicologia, com especialização em Planejamento Estratégico e Especialização latu sensu em Criminologia, Zeferino é técnico de nível superior do Ministério da Educação, lotado na Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Entre outras funções, já exerceu o cargo de secretário de Estado adjunto de Defesa Social e de diretor superintendente de Integração do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais. Foi também coordenador do Grupo 51 da Anistia Internacional em Minas Gerais.