Adelmo Carneiro Leão (à esquerda) foi o autor do requerimento para a reunião

Audiência pública deverá discutir a Bolsa São Francisco

Requerimento aprovado também propõe debate sobre o Projeto Cidadania Ribeirinha.

14/03/2012 - 18:05

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais deverá realizar uma audiência pública para discutir o Projeto Cidadania Ribeirinha e o Projeto de Lei 2.727/11, do governador, que institui a Bolsa São Francisco. Requerimento neste sentido, de autoria do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco).

O projeto Cidadania Ribeirinha, desenvolvido pela ALMG, promove ações para revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, melhoria das condições de vida dos ribeirinhos e a valorização do patrimônio cultural são-franciscano. O projeto piloto, em 2012, está atuando nos municípios de Manga, Matias Cardoso, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz. Adelmo Leão solicita que sejam encaminhadas cópias do projeto aos convidados da audiência pública.

O PL 2.727/11, da Bolsa São Francisco, tem o objetivo de incentivar e propagar tecnologias sociais junto às comunidades ribeirinhas. Tecnologia social é aquela voltada para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população. Um dos exemplos é a multimistura, farinha enriquecida para combate à desnutrição.

Outro requerimento aprovado, de autoria do deputado Paulo Guedes (PT), é para realização de reuniões da Cipe em todos os Estados que a compõem, com a finalidade de discutir temas relevantes para o desenvolvimento sustentável da Bacia do Rio São Francisco, como as obras de transposição, a replicação do Projeto Cidadania Ribeirinha nos demais Estados banhados por esse rio, a implantação de hidrovia e o saneamento, entre outros. Integram a Cipe os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, além de Minas Gerais.

Consulte o resultado da reunião.