Requerimento reforça necessidade de instalação de ETE no município

Comissão aprova reunião sobre ETE em Conselheiro Lafaiete

Estação de Tratamento de Esgoto é necessidade do município, afirma deputado que solicitou a audiência.

13/03/2012 - 13:40

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (13/3/12), requerimento para a realização de audiência pública no município de Conselheiro Lafaiete, a fim de discutir a necessidade do aperfeiçoamento na construção e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão Ventura Luiz, localizado no bairro Água Preta, no município.

De acordo com o deputado Juninho Araújo (PTB), autor da solicitação, a construção da ETE é importante, principalmente, para preservar a saúde da população e o equilíbrio do meio ambiente. Em justificativa, o parlamentar afirmou que embora exista uma estação de tratamento de esgoto na cidade, as irregularidades em seu funcionamento têm causado mau cheiro nos bairros vizinhos e poluição no rio que corta a cidade. Ainda segundo o parlamentar, tais problemas têm obrigado a população circunvizinha a viver de forma sub-humana.

Já o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) solicitou a realização de audiência pública para debater a proposta de decreto apresentada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em reunião da Câmara de Atividades Agrosilvopastoris do Copam. O decreto proposto pelo órgão do Governo do Estado permite a substituição de vegetação nativa por florestas homogêneas, como por exemplo a de eucalipto. De acordo com o deputado, o decreto é uma irresponsabilidade política e social, se parte de órgãos do governo. Ele considerou que “substituir a riqueza da mata nativa por matas homogêneas é um imenso absurdo”.

A comissão aprovou ainda requerimentos dos deputados Sávio Souza Cruz (PMDB) e Célio Moreira (PSDB), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Paulo Lamac (PT) e da deputada Luzia Ferreira (PPS), solicitando ao governador empenho na recuperação da infraestrutura de Itabirito. O município decretou situação de emergência, após ser atingido pelas fortes chuvas de dezembro de 2011 e janeiro de 2012.

Consulte o resultado da reunião.