Zona da Mata recebe Expresso Cidadania nesta quinta (15)
A caravana chega à cidade de Juiz de Fora para incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens.
09/03/2012 - 18:01Juiz de Fora, na Zona da Mata, será a primeira cidade a receber a caravana do Expresso Cidadania 2012, um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que tem como objetivo incentivar a participação política e o voto consciente de jovens de 16 e 17 anos. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e da Secretaria de Estado de Educação. Em Juiz de Fora, o evento acontece nos dias 15 e 16 (quinta e sexta) e terá a participação dos alunos das escolas estaduais Maria Ilydia Resende Andrade, Clorindo Burnier, Professor José Freire, Hermenegildo O. Vilaça e Delfim Moreira. As atividades serão no Sport Clube de Juiz de Fora (Av. Rio Branco, 1303, Centro).
O evento é realizado em ginásios municipais e sua programação se divide em duas etapas. Na primeira, os alunos ouvem um juiz eleitoral e um promotor do Ministério Público da cidade, que mostram a importância de se participar ativamente das decisões políticas da comunidade. O grupo assiste, ainda, a uma palestra rápida sobre o tema “Educação para a cidadania”. Em seguida, um esquete cênico-musical é apresentado, enfatizando a necessidade de conscientização política dos jovens para melhorar o País.
Na segunda parte da programação, os alunos se dividem em grupos para participar das oficinas da palavra (textos artísticos e textos jornalísticos), som (criação de músicas, jingles e hip hop), corpo (teatro, dança, performance) e imagem (vídeo e fotografia). Ali, produzem trabalhos que são divulgados na internet (www.almg.gov.br/expresso) por meio de um blog criado para compartilhar as experiências com participantes de outros municípios ou mesmo estudantes que ainda não tiveram a oportunidade de presenciar o Expresso Cidadania.
Enquanto acontecem as oficinas, um outro grupo de alunos se dirige aos estandes do TRE para tirar, na hora, seus títulos eleitorais. Eles participam, ainda, no espaço Caleidoscópio, de uma exposição multimídia com painéis informativos fixos e audiovisuais que, este ano, propõem uma reflexão sobre o temas das drogas. Na sequência, os jovens realizam uma votação simbólica em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, na qual escolhem entre duas propostas de ação.
Histórico - Pesquisas apontam que, no período entre os anos de 1989 e 1993, houve interesse crescente da juventude pelas questões democráticas. Atualmente, no entanto, a participação dos jovens no processo eleitoral não cresce como se esperava nas décadas passadas. Dados do TRE, de novembro de 2007, mostram que, em Minas Gerais, os eleitores de 16 e 17 anos correspondem a apenas 50% da população nesta faixa etária. Foi com base nestes dados, que a ALMG idealizou o Expresso Cidadania, evento que é realizado a cada dois anos.
Além de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens, também são metas do projeto promover o cadastramento eleitoral; envolver instituições e profissionais da educação nas discussões sobre política; oferecer informações sobre o sistema eleitoral brasileiro, a participação política, a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo estadual; e promover a aproximação entre a Assembleia Legislativa e a sociedade.
A terceira edição do Expresso Cidadania também passará, nos meses de março e abril, por outras nove cidades do interior do Estado: Divinópolis (Centro-Oeste), Patos de Minas (Alto-Paranaíba), Uberaba (Triângulo), Paracatu (Noroeste), Diamantina (Central), Montes Claros (Norte), Teófilo Otoni (Vale do Jequitinhonha/Mucuri), Ipatinga (Vale do Rio Doce) e Poços de Caldas (Sul). Em suas edições anteriores (2008 e 2010), o projeto atendeu mais de 32 mil estudantes, de 32 cidades mineiras, quando foram emitidos 8.974 títulos de eleitor.
Programação e escolas participantes em Juiz de Fora
15/03 (quinta-feira)
* 1ª sessão: 8 às 10 horas
EE. Maria Ilydia Resende Andrade (150 alunos)
EE. Clorindo Burnier (150 alunos)
* 2ª sessão: 10 às 12 horas
EE. Clorindo Burnier (300 alunos)
3a sessão: 19 às 21 horas
EE. Delfim Moreira (200 alunos)
EE. Maria Ilydia Resende Andrade (100 alunos)
16/3 (sexta-feira)
* 1ª sessão: 8 às 10 horas
EE. Delfim Moreira (300 alunos)
* 2ª sessão: 10 às 12 horas
E.E Professor José Freire (150 alunos)
EE. Hermenegildo O. Vilaça (150 alunos)