Autoridades participam de velório de Kemil Kumaira na ALMG

Em sinal de luto pela sua morte, a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (7) deixou de ser aberta.

07/03/2012 - 12:12

O governador do Estado em exercício, Alberto Pinto Coelho, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), integrantes do Ministério Público, representantes do Poder Executivo, diversos deputados estaduais, ex-deputados, ex-senadores e dezenas de servidores prestaram, nesta quarta-feira (7/3/12), suas homenagens ao ex-presidente da ALMG Kemil Kumaira. Ele morreu na terça-feira (6), aos 71 anos, vítima de câncer. Seu corpo está sendo velado no Salão Nobre da ALMG e será sepultado em Teófilo Otoni, sua cidade natal, na manhã de quinta-feira (8). O sepultamento está previsto para as 9 horas, no Cemitério Vale das Flores. Em sinal de luto por sua morte, a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (7) não foi aberta.

O presidente da ALMG destacou a importância de Kemil Kumaira na vida pública. "Ele deixa um legado indelével, quando ocupou cargos públicos, inclusive a Presidência desta Casa, sempre compromissado com o Estado, com o futuro. Este legado pode nos inspirar para que a gente, cada dia mais, possa abraçar a vida pública com responsabildade, patriotismo, da mesma forma que ele exerceu", afirmou Dinis Pinheiro.

Kemil Kumaira foi presidente da ALMG na 11ª Legislatura, no biênio 1989-1991, quando presidiu a Assembleia Constituinte e a solenidade de promulgação da Constituição Estadual de 1989.Tal fato foi ressaltado pelo governador em exercício, que representou o governador Antonio Anastasia, em missão oficial na Itália. "Kemil Kumaira passou aproximadamente 26 anos nesta Casa e teve a oportunidade e a honra de ocupar e presidir o Parlamento. Na sua passagem, ele estimulou o planejamento da Casa, a valorização das comissões, o Parlamento aberto, voltado para a comunidade. E, do outro lado, deu continuidade à Constituinte Mineira. Na sua gestão, ela foi promulgada", disse Alberto Pinto Coelho, que também já presidiu a ALMG.

"Estamos aqui para prestar homenagens à biografia, importância e presença de Kemil Kumaira na vida pública de Minas Gerais e, de uma maneira muito singular, no Parlamento mineiro", acrescentou Alberto Pinto Coelho. Para ele, Kemil Kumaira foi "exemplo de homem público, reto, dedicado e comprometido com os interesses maiores do nosso Estado, de sua querida Teófilo Otoni e todo o Vale do Mucuri".

No fim do velório, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) fez um pronunciamento no qual recordou momentos da trajetória do ex-presidente Kemil Kumaira. Mourão foi relator da Assembleia Constituinte, em 1989, e destacou a atuação de Kumaira na presidência. "Ele sempre atuou com sabedoria e equilíbrio extraordinários, e esteve à frente do Legislativo mineiro num dos mais importantes momentos da história de nosso Estado. Era um homem pautado pela lealdade e honradez", disse o deputado. "Guardaremos as melhores lembranças e só temos o que agradecer pelo seu trabalho", acrescentou.

História – Kemil Kumaira iniciou sua carreira política como vereador de Teófilo Otoni, em 1972. Foi deputado por seis Legislaturas consecutivas (da 8ª à 13ª, entre 1975 e 1999), assumindo novamente como deputado em janeiro de 2001, na 14ª Legislatura. Nesse período, foi filiado ao MDB (depois PMDB) e ao PSDB.

Atuou como assessor especial do governador Aécio Neves em sua primeira gestão e, no segundo governo Aécio, foi assessor de Relações Institucionais da Copasa, cargo que exerceu até recentemente. Era formado em Direito pela UFMG.

Kemil Kumaira era casado com Maria Celeste Miglio Kumaira, e tinha duas filhas, Cristiana e Cláudia, e quatro netos.