Usuários do transporte intermunicipal fizeram queixas do serviço durante a reunião

População reivindica melhoria no transporte de Caeté

Superlotação e falta de fiscalização pelos órgãos competentes são algumas das reclamações.

01/03/2012 - 09:16

Dezenas de usuários do transporte público intermunicipal que atende Caeté lotaram foram ao salão paroquial da igreja São Francisco de Assis na cidade para demonstrar sua insatisfação e cobrar melhorias no serviço prestado pela empresa Saritur, responsável pelo trajeto entre a cidade e Belo Horizonte. O assunto foi discutido na noite desta quarta-feira (29/2/12) pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entre as queixas apresentadas pela população estão a superlotação dos ônibus, provocando desconforto e insegurança para os passageiros; número escasso de veículos, com excessivo tempo de espera nas filas de embarque; diminuição do quadro de horários dos ônibus; falta de limpeza dos carros; cobrança de elevadas tarifas; falta de fiscalização pelos órgãos competentes; sobrecarga de trabalho dos motoristas; e desrespeito aos usuários. Muitas dessas reclamações foram comprovadas por meio de fotografias e vídeos feitos por usuários, que foram exibidos durante a reunião.

O pesquisador da NAS Consultoria Social e Empresarial, Nelson Alves da Silva, apresentou uma pesquisa de satisfação feita entre maio e junho de 2011 com 443 usuários das linhas de ônibus que fazem o transporte entre Caeté e BH. Alguns dos dados levantados mostram que 63% das pessoas estão insatisfeitas com a atuação da empresa Saritur; 66% estão descontentes com a falta de pontualidade dos ônibus e 74% com a tarifa cobrada.

O pesquisador apresentou, entre outras reivindicações, a melhoria da capacidade das linhas, com o aumento dos itinerários e horários, principalmente nos momentos de maior demanda, o cumprimento dos horários previstos, mais conforto nas rodoviárias, que, segundo ele, encontram-se sempre superlotadas, e respeito aos usuários. Outras reivindicações feitas pelas pessoas presentes são a fiscalização dos veículos pelos órgãos responsáveis e a aplicação de penalidades à Saritur, bem como a criação de uma ouvidoria pela empresa, com fornecimento de número de protocolo, para o usuário que desejar fazer uma reclamação quanto ao serviço prestado.

Descontentamento – O servidor público do Estado Roberto Sales, usuário da linha Caeté/ BH, questionou a falta de conforto dos transportes da empresa Saritur. “Onde está o conforto, quando viajamos em ônibus com 40, 50 ou até mais pessoas e temos que sentar em degraus das escadas de veículos que estão imundos?”, argumentou. Sales ainda cobrou o cumprimento dos horários dos ônibus, bem como mais segurança e respeito para os usuários do transporte coletivo.

Sobre a superlotação dos veículos, o gerente-geral da Saritur, Heber Gonçalvez, alegou que a empresa não permite que mais de 66 passageiros estejam dentro do ônibus durante uma viagem, afirmação que foi questionada pelos presentes. Ele também explicou que a Saritur possui um telefone para receber as reclamações dos usuários e que algumas das reinvindicações serão repassadas à direção da empresa.

Consórcio alega que número de passageiros por viagem está dentro da média

A representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Mônica Siebler, apresentou alguns dados relativos ao serviço prestado no trajeto entre Caeté e BH. O Sintram é representante do Consórcio Estrada Real, que por sua vez é formado, entre outras, pela empresa Saritur, que administra o transporte feito entre os dois municípios. Segundo Mônica, considerando todas as linhas que fazem o percurso entre os municípios, são feitas, em média, 102 viagens em dias úteis, 87 aos sábados e 55 aos domingos.

Já a média de passageiros por viagem é de 38 pessoas durante os dias úteis, 30 aos sábados e 15 aos domingos. Mônica ainda afirmou que a concessionária tem investido em melhorias no transporte, entre as quais a instalação de câmeras de segurança nos veículos, renovação da frota e treinamentos de segurança para os motoristas. Ainda segundo a representante do Sintram, a concessão, que foi concedida à Saritur em 2008 tem prazo de vigência de 30 anos.

O agente de transporte da Secretaria de Transporte e Obras Públicas, Fábio Botelho, comentou que o órgão faz avaliações semestrais relativas ao serviço da empresa concessionária e que a média dos dados informados por Mônica está dentro do admitido pelo órgão. No entanto, ele considerou que o grande fluxo de veículos na BR 381 abre margem para que situações específicas aconteçam, como a demora e o atraso dos ônibus, de forma que a realidade quotidiana seja diferente daquela verificada pelos dados estatísticos.

Problema antigo – O deputado Célio Moreira (PSDB), autor do requerimento que originou a reunião, lembrou que há muito tempo a comunidade de Caeté vem solicitando a melhoria do transporte intermunicipal que atende o município. Para ele, o aumento do número de usuários que demandam esse tipo de transporte vem acontecendo diante de uma aparente inércia da empresa Saritur em melhorar a qualidade do serviço prestado.

O deputado João Vítor Xavier (PRP) também comentou que o problema do transporte intermunicipal é antigo na cidade, o que prejudica grande parte da população que faz uso dele. Ao final da reunião, ele disse ter anotado 47 pontos de reclamação dos usuários, e afirmou que todas as queixas serão formalizadas em um documento, de maneira que os órgãos responsáveis tomem as providências necessárias. O deputado Duarte Bechir (PSD) também se mostrou solidário à causa dos usuários do transporte intermunicipal de Caeté e disse estar otimista em relação aos encaminhamentos que serão dados pela comissão.

Consulte o resultado da reunião.