Comissão aprova audiências sobre comunidades quilombolas
Reunião sobre abuso sexual contra criança também foi aprovada pelos parlamentares.
23/02/2012 - 14:25As comunidades quilombolas do Estado serão tema de audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os requerimentos foram aprovados pela Comissão de Direitos Humanos, na manhã desta quinta-feira (23/2/12). Uma das audiências, que será feita com a Comissão de Segurança Pública, pretende discutir a violência praticada contra os quilombolas em Minas Gerais. A solicitação é da deputada Maria Tereza Lara (PT).
A outra reunião atende a requerimento do deputado Paulo Lamac (PT) e tem o objetivo de visitar o quilombo Pimentel, em Pedro Leopoldo (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para apurar denúncias de que os quilombolas estariam vivendo em condições subumanas e sob ameaças de latifundiários.
Outros requerimentos do deputado Paulo Lamac pedem providências a diversos órgãos públicos em relação ao município de Guidoval (Zona da Mata), destruído pelas chuvas do início do ano. A comissão esteve nas áreas urbana e rural na última quinta-feira (16) para conversar com moradores e autoridades locais em relação às consequências dos temporais e medidas para reconstruir o município.
O deputado Sargento Rodrigues teve também requerimento aprovado para realização de audiência pública com o objetivo de discutir sobre violações de direitos humanos supostamente cometidas em desfavor de militares do 19º BPM de Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri).
Abuso sexual - A comissão também aprovou requerimento da deputada Liza Prado (PSB), que solicita audiência pública para discutir o caso de uma criança que teria sofrido abusos sexuais na zona rural de Poços de Caldas (Sul de Minas). De acordo com informações divulgadas pela mídia, a menina de 12 anos seria abusada desde os 9 em troca de roupas e dinheiro.