Câmaras já mobilizam escolas para o PJ de Minas 2012
Juiz de Fora e Viçosa já fizeram a indicação das escolas que vão participar desta edição do projeto.
17/02/2012 - 13:03A Câmara Municipal de Juiz de Fora encerrou na última terça-feira (14/2/12) a seleção das escolas de ensino médio que irão participar do Parlamento Jovem de Minas 2012. A seleção foi feita por meio de sorteio entre as escolas inscritas, sendo selecionadas as seguintes unidades: Colégio dos Jesuítas; Escola Estadual Antônio Carlos; Escola Estadual Henrique Burnier; Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes; Instituto Estadual de Educação.
Na semana anterior, o projeto Parlamento Jovem de Minas foi apresentado aos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que irão atuar como monitores nesta edição. Durante quase duas horas, o servidor da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o sociólogo Sérgio Dutra, apresentou a iniciativa e a casa legislativa aos novos bolsistas. Em 2012, seis alunos dos cursos de Ciências Sociais e Bacharelado em Ciências Humanas irão auxiliar o projeto, sob a coordenação da professora Marta Mendes da Rocha, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF.
Em Viçosa, a professora Daniela Rezende, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e uma das coordenadoras do Parlamento Jovem de Minas na cidade, fez um pronunciamento durante a primeira reunião da câmara municipal, anunciando o início das atividades do projeto e apresentando o tema, a estrutura de parcerias locais e a relação das escolas de ensino médio que participarão da edição de 2012: as escolas estaduais Dr. Raimundo Alves Torres, Raul de Leoni e o Colégio de Aplicação - Coluni (UFV). “Estamos numa etapa importante, que é a de mobilização dos alunos nas escolas e gostaria de convidar os jovens estudantes do ensino médio a participarem. Vamos discutir a vida na escola, a educação cidadã, com temas que fazem parte da vida de vocês”, afirmou a professora. O presidente da câmara, vereador João Batista Teixeira (PR), disse que "o Parlamento Jovem foi uma conquista da antiga Mesa Diretora, presidida pela vereadora Cristina Fontes (PMDB)", e que a atual Mesa decidiu manter a parceria com a ALMG devido à importância do projeto para os jovens de Viçosa.