Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública vão discutir, em reunião conjunta, denúncias de manipulação de dados

Denúncia de manipulação de dados será tema de audiência

Deputados querem investigar suspeita de que dados sobre a criminalidade estão sendo alterados.

15/02/2012 - 13:30

Matérias veiculadas recentemente no jornal Hoje em Dia, que levantam suspeita de manipulação de dados sobre a criminalidade em Minas Gerais, foram um dos temas tratados na reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (15/2/12). A comissão aprovou requerimento de autoria do presidente, deputado Durval Ângelo (PT), e dos deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Rogério Correia (PT), para que o assunto seja discutido em audiência pública conjunta com a Comissão de Segurança Pública.

O deputado Sargento Rodrigues afirmou que o caso é grave porque os dados estatísticos sobre a criminalidade são importantíssimos, inclusive para a definição de políticas públicas. “E não é a primeira vez que recebemos denúncias de que estão minimizando a gravidade dos crimes ocorridos no Estado”, disse ele.

Comissão vai a Esmeraldas nesta quinta (16)

Deputados da Comissão de Direitos Humanos estarão em Esmeraldas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), nesta quinta-feira (16/2/12), em visita ao Clube Itaporã, no centro da cidade, local onde ocorreu a morte do sargento PM Rafael Augusto Reis. Na reunião desta quarta (15)  foram encaminhados, pelo deputado Sargento Rodrigues, vários pedidos de providências para que seja decretada prisão preventiva dos dois policiais civis acusados do crime, ocorrido em janeiro deste ano.

De acordo com o deputado, testemunhas relatam que o sargento já estava no chão, sem a arma, quando recebeu vários tiros na cabeça. “A tese de legítima defesa já caiu por terra, e as testemunhas estão sendo ameaçadas. O que o delegado Hugo e Silva está esperando para pedir a preventiva?”, enfatizou Sargento Rodrigues.

Outros requerimentos - Durante a reunião, foram aprovados outros requerimentos da comissão, entre eles um do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), em que solicita audiência para discutir a recente demissão de duas bancárias, após terem sido vítimas de sequestro e roubo à agência onde trabalhavam.

O deputado Sargento Rodrigues (PDT) também pediu que seja levado ao conhecimento dos demais deputados da Assembleia e à Promotoria dos Direitos Humanos de Minas Gerais o caso do assassinato de dois policiais baianos, que participaram da greve da categoria. Os policiais teriam sido sequestrados e executados, presos a uma árvore. 

Do deputado Durval Ângelo, foi aprovado, ainda, um requerimento para realização de audiência conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para discutir a situação dos recentes desabamentos de prédios no bairro Buritis, em Belo Horizonte.

Duas outras denúncias levadas à comissão no final da reunião também foram objeto de pedidos de providências, feitos pelo deputado Sargento Rodrigues: uma de um trabalhador rural de Salinas que estaria sendo ameaçado de morte; e outra de uma advogada cujo cliente teria sido agredido e ameaçado por agentes de escolta da Penitenciária Nelson Hungria.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.