Situação de Comunidade Nascente Imperial será debatida
Objetivo é verificar encaminhamentos feitos após reunião de junho de 2011, que apontou precária infraestrutura no local.
13/02/2012 - 10:41A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais faz uma reunião com convidados para avaliar os resultados dos encaminhamentos de audiência pública realizada em 15 de junho de 2011, quando foi debatida a implantação de sistema de iluminação pública e abastecimento de água e coleta de esgoto na Comunidade Nascente Imperial, em Contagem (Região Central). A reunião, que foi solicitada pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), acontece nesta terça-feira (14/2/12), às 16 horas, no Plenarinho I.
Na ocasião, os moradores reclamaram da falta de serviços básicos como água, luz e esgoto e cobraram uma solução por parte da Cemig e da Copasa, que, por sua vez, alegaram não poder atender à reivindicação enquanto a área não for regularizada. Como o bairro nasceu de uma ocupação irregular, os moradores não têm sequer um endereço oficial.
Para ter energia em casa, os moradores têm que improvisar ligações clandestinas, os conhecidos gatos, que sobrecarregam a rede elétrica e representam risco de acidentes. A água vem de ligações clandestinas, de cisternas e também de um córrego próximo, sem tratamento, enquanto o esgoto é lançado em fossas. Além disso, o bairro também não conta com asfalto, coleta de lixo, linhas de ônibus, escola pública e posto de saúde. De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 251 famílias vivem na comunidade do Nascente Imperial.
Foram convidados para a audiência a coordenadora da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Cleide Aparecida Nepomuceno; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e secretário adjunto interino de Habitação de Contagem, Isnard Monteiro Horta; o gerente de Relações de Consumo da Cemig, Robson Ferreira dos Santos; o administrador da Regional Sudoeste Petrolândia, Carlos Marques de Castro; o gerente do distrito de Contagem (Copasa), Marcelo Godinho Fernandes; os representantes da Comunidade Nascente Imperial, Márcio de Oliveira Júnior e Sílvio Márcio dos Santos; e as representantes da Comunidade Nascente Imperial, Luciene Gomes Miranda Pereira e Lindaura Rosa de Oliveira.