Deputados Fabiano Tolentino, Antônio Carlos Arantes e Doutor Viana

Plano Safra e queijo canastra serão debatidos em audiências

Comissão de Política Agropecuária e Agroindustria aprovou requerimentos para as reuniões nesta quarta-feira (8/2/12).

08/02/2012 - 16:15

Em reunião nesta quarta-feira (8/2/12), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou dois requerimentos. O primeiro, de autoria do deputado Rogério Correia (PT), solicita a realização de uma audiência pública dessa comissão para o lançamento do Plano Safra 2012/2013. Segundo o parlamentar, o Plano Safra é um conjunto de iniciativas do Governo Federal para promoção e desenvolvimento da agricultura familiar no País. Rogério Correia ainda afirma que, ao longo dos últimos anos, o Governo Federal tem ampliado o volume de crédito para as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O segundo requerimento, de autoria do presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), solicita que seja agendada uma audiência pública para o dia 13 de março no município de Medeiros (Região Centro-Oeste). A finalidade da reunião é acompanhar e discutir a concessão do Certificado de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), à Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra (Aprocan), que abrange produtores de sete cidades mineiras: Piumhi, Bambuí, Tapiraí, Medeiros, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Delfinópolis.

Convidados - Estão convidados para a audiência pública para o lançamento do Plano Safra 2012/2013 o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha; o superintendente estadual do Banco do Brasil, José Roberto Sardelari; a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Maurilio Soares Guimarães; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MG), Carlos Alberto Menezes Calazans; o dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Sílvio Netto; e o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Moreli.