Deputado quer comissão para discutir violência contra mulher

Comissão Especial proposta por Dalmo Ribeiro pode ter participação de delegacia especializada e de núcleo de pesquisa

07/02/2012 - 20:26

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (7/2/12), para convocar uma reflexão coletiva do Parlamento mineiro sobre a questão da violência contra a mulher. O parlamentar entende que o Legislativo deve encabeçar uma grande campanha contra a violência doméstica, e por isso propôs a criação de uma Comissão Especial para discutir o tema, com a participação das delegacias especializadas e do núcleo de pesquisa sobre a mulher, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Como exemplo de crimes bárbaros cometidos contra mulheres, ele citou o recente assassinado da Procuradora da União Ana Alice Moreira de Melo, de 35 anos, executada pelo próprio marido, e o da empresária do segmento de moda Karina Angélica Mayer de Almeida, de 32 anos. Segundo afirmou, desde então, o índice de registros de crimes contra mulher na unidade de atendimento especializado cresceu 40%.

Até domingo, disse, a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher registrou 992 solicitações de medidas protetivas, média de 27,5/dia. Já no primeiro semestre do ano passado foram 4.202 pedidos, média de 23,2. O total de requerimentos feitos até o último dia 5 representa quase um quarto das solicitações dos primeiros seis meses de 2011, acrescentou. Dalmo recebeu o apoio dos deputados Fabiano Tolentino (PSD), João Leite (PSDB) e Rosângela Reis (PV).

Cidade Administrativa - Valendo-se do recurso regimental contido no artigo 70, o deputado Rogério Correia (PT) pediu a palavra para informar que solicitou ao Ministério Público uma vistoria na Cidade Administrativa após a queda de quatro janelas. Acrescentou que, para discutir a situação, propôs a realização de uma reunião conjunta das Comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, diante da necessidade de se oferecer segurança aos servidores e a todos que circulam na área. Em aparte, o deputado Rômulo Viegas (PSDB) admitiu a importância do debate e disse que o governo estadual não se negará  a garantir a segurança dos que trabalham e circulam no local.

O vice-líder do PSD, deputado Duarte Bechir, sucedeu Correia na tribuna, valendo-se também do expediente do artigo 70. Em resposta ao deputado do PT, Bechir afirmou que, se na Cidade Administrativa caíram quatro janelas, em Brasília caíram seis ministros, número que depois corrigiu para sete, acatando aparte do deputado João Leite (PSDB).

Na abertura da reunião, o deputado Pompílio Canavez (PT) informou que, a seu pedido, a Cemig iniciou a inspeção da rede elétrica de Muzambinho, onde, recentemente, foi registrado mais um acidente com vítimas, provocado pela queda de um cabo energizado. Segundo disse, pai, mãe e filho estão internados no Hospital João XXIII. Também invocando questão de ordem, o deputado João Leite denunciou o estado precário das rodovias federais no Estado.