Sala de Imprensa aborda mercado de trabalho da classe média
A criação de novas políticas públicas para tratar da ascensão social das camadas populares também será discutida
02/02/2012 - 12:44O programa Sala de Imprensa, que vai ao ar nesta quinta-feira (2/2/12), às 21 horas, analisa os impactos do fortalecimento da classe média no mercado de trabalho. Também será discutida a necessidade de criação de novas políticas públicas voltadas para os trabalhadores da classe C, diante da ascensão das camadas populares. Para debater o assunto, o programa recebe o professor de economia da UFMG Mário Rodarte e as jornalistas Zulmira Furbino, do jornal Estado de Minas, e Cristiane Araújo, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-MG).
O professor lembra que políticas públicas já adotadas levaram a essa nova realidade, mas outras ações do Estado devem ser implementadas para fazer ajustes entre patrões e empregados. Entre as mudanças, ele aponta um novo padrão de rotatividade no mercado de trabalho. Mário Rodarte ressalta que, duas décadas atrás, as empresas substituíam funcionários em busca de mão de obra mais barata, baixando os custos com menores salários. Agora, o trabalhador não tem tanto receio de ficar desempregado e acaba mudando mais de emprego, experimentando outros trabalhos e fazendo novas exigências.
O Sala de Imprensa será reapresentado na sexta-feira (3), às 12 horas; no sábado (4), às 21 horas; e no domingo, às 18 horas. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 da TV aberta em Belo Horizonte e região metropolitana, e canal 11 pela TV a cabo. Para as cidades no interior do Estado, consulte a sintonia.