Sala de Imprensa discute a força das mídias sociais
O suposto estupro no programa Big Brother Brasil e o fenômeno Luiza da internet são os principais temas do programa
26/01/2012 - 13:35O programa Sala de Imprensa, da TV Assembleia, aborda nesta semana a força das mídias sociais, a partir do exemplo do suposto estupro ocorrido no programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, e do fenômeno Luiza, que circulou na internet. Uma das questões propostas pelo programa é se a mídia tradicional ficou refém das mídias sociais, ou se esses são apenas casos isolados que não alteram a lógica dos grandes veículos de comunicação.
Para discutir o assunto, foi convidado o professor da PUC Minas, Roberto Edson de Almeida, mestre em Comunicação Social. Ele estudou a criação da figura do vilão no reality show da Rede Globo e acha que o formato está esgotado. O professor considera que houve uma pasteurização dos elementos nas edições do BBB, com os mesmos padrões em cena. Apesar da crítica, o professor considera positivo o fato de o reality show, com os eventos de amor e ódio, levar a sociedade a dialogar sobre princípios morais e éticos, especialmente nas redes sociais.
Sobre o comercial que deu fama à adolescente Luiza, Roberto analisa que os personagens efêmeros fazem parte da estrutura da mídia. Mas ele reconhece que, com o surgimento da internet e a força das redes sociais, a palavra ganha outros meios, que não só os grandes veículos, alterando-se o processo de comunicação.
Também vão participar do programa os jornalistas Eduardo Murta, editor do jornal Estado de Minas, e Maurício Lara, diretor do Instituto de Pesquisa Ver. O Sala de Imprensa, apresentado sempre às 21 horas de quinta-feira, tem reprises na sexta-feira, às 12 horas, no sábado, às 21 horas, e no domingo, às 18 horas.