Preço dos produtos natalinos pode variar em até 545%

As maiores diferenças observadas foram nos valores das frutas cristalizadas, castanhas, chocotones e panetones

19/12/2011 - 16:22

A variação dos preços dos produtos natalinos pode chegar a 545%, conforme apontou pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada entre 12 e 14 de dezembro, em 27 estabelecimentos de Belo Horizonte. Por isso, a orientação é para que os consumidores prepararem a lista de compras com antecedência e pesquisem bem, procurando o local mais vantajoso para comprar cada produto.

As maiores variações observadas foram nos preços das frutas cristalizadas (545,11%), castanhas (286,76%) e dos chocotones e panetones de marca própria (502,68%). Com relação às bebidas, o valor dos vinhos foi o que apresentou maior variação. Dependendo da marca, a diferença de preço desse item vai de 142,86% a 185,62%. Foram registradas ainda, respectivamente, variações de 90,94% e 103,01% nos preços do espumante e do licor.

Entre os alimentos, o salmão foi o que apresentou maior diferença de preço, de 167,79%, seguido do pernil com osso congelado, com 150,50% de variação. O preço do peru, item tradicional da ceia natalina, variou em até 139,48% entre um estabelecimento e outro. Entre as frutas frescas, o melão foi o que registrou maior variação de valor, de 292,93%, seguido pela ameixa, com 201,27%.

Valor dos panetones subiu 6,96% em relação a 2010

No comparativo a 2010, o preço dos panetones aumentou em média 6,96%, enquanto os chocotones ficaram 10,12% mais caros. Entre os itens pesquisados, os de marcas de fabricação própria apresentaram os maiores aumentos. O Procon identificou ainda aumento de 4,69% no preço das carnes vermelhas e de 7,01% no valor das aves. A picanha ficou 17,68% mais cara e o filé mignon teve redução de 3,29%.

Os preços das frutas in natura e das frutas cristalizadas também aumentaram, respectivamente, 4,41%, e 9%, com destaque para a castanha de caju moída, cujo valor variou 116,18% em relação ao ano passado. Entre as bebidas, o aumento geral do preço médio foi de 4,65%: os vinhos subiram 5,19% e os espumantes ficaram 15,69% mais caros.

Foram considerados, na amostra, 166 produtos. Veja o resultado completo da pesquisa.