Deputados buscam o consenso para a votação dos diversos projetos em pauta

Estado poderá negociar dívidas municipais junto ao Ipsemg

Projeto de lei aprovado pelo Plenário permite que débitos atrasados junto ao Ipsemg possam ser pagos em até 390 parcelas

13/12/2011 - 11:37

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na Reunião Extraordinária de Plenário da manhã desta terça-feira (13/12/11), em 1º turno, o PL 252/11, do deputado Elismar Prado (PT), que autoriza o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) a renegociar com prefeituras, autarquias estaduais e municipais, servidores e cartórios as dívidas decorrentes de atraso no recolhimento das contribuições previdenciárias. O objetivo é possibilitar o pagamento em até 390 parcelas mensais, com juros de 6% ao ano mais a variação da inflação medida pelo INPC. As condições de pagamento serão negociadas pelo Ipsemg com cada devedor.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que incorpora o PL 2.699/11, do governador. Assim, o novo texto determina que as dívidas junto ao Ipsemg deverão ser pagas em 240 parcelas, com correção pela inflação medida pelo IPCA mais juros de 6% ao ano. Além disso, prevê a cobrança de juros de 0,33% por dia de atraso no pagamento dos débitos. O texto aprovado também abre a possibilidade de renegociação especial para aqueles que estiverem dispostos a quitar suas dívidas em até 18 meses, com desconto de R$ 100 mil no saldo devedor.

O Plenário aprovou outros projetos. Consulte o resultado completo da reunião