Feira do Mineirinho leva deputados à Secretaria da Copa
A visita é para avaliar o prazo máximo possível para a permanência dos feirantes no local durante as obras para a Copa.
12/12/2011 - 10:52A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai nesta quarta-feira (14/12/11), às 10h30, à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), na Cidade Administrativa, com o objetivo de verificar qual o prazo máximo possível para a permanência da Feira de Artesanato do Mineirinho durante as obras do complexo Mineirão-Mineirinho e, ao mesmo tempo, discutir alternativas para os cerca de 600 expositores. O requerimento para a visita foi do deputado Rogério Correia (PT), aprovado pela comissão durante audiência pública realizada no dia 8/11/11 na Assembleia, em que em que o assunto foi discutido.
Na audiência, o deputado Rogério Correia considerou que a retirada da feira gera não só um problema social, mas também cultural para a região da Pampulha. Ele observou, ainda, que a visita à Secopa é importante para se conhecer o projeto de reforma do complexo esportivo e se houve um estudo para definição de um espaço permanente para os feirantes.
Os artesãos e expositores, que há nove anos vendem suas peças no entorno do ginásio do Mineirinho, terão que desocupar o local em razão das obras de reforma e modernização do complexo esportivo Mineirão-Mineirinho voltadas para receber a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. O prazo para permanência dos feirantes expiraria no dia 30 de novembro, data de encerramento do contrato da empresa que administra a feira, a Publimig Publicidade e Promoções, com o Estado. Entretanto, em virtude da aproximação do Natal, período de maiores vendas, o prazo de permanência foi estendido para o final de fevereiro, quando os expositores deverão deixar o local para o início das obras.
Além da comissão, devem estar presentes representantes das associações dos expositores da feira, da empresa Publimig, da Prefeitura de Belo Horizonte e da Ademg, que é o órgão responsável pela administração dos estádios no Estado.