Reunião ordinária se estende até a noite desta quarta-feira
Os trabalhos foram suspensos após os oradores, reabriram e foram encerrados às 20 horas para início da Extraordinária
07/12/2011 - 20:18Após a fase de oradores, a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desta quarta-feira (7/12/11) foi suspensa pelo 1º vice-presidente da ALMG, deputado José Henrique (PMDB), que presidia a reunião. Segundo ele, o objetivo da interrupção foi buscar entendimentos entre os parlamentares quanto às matérias da pauta a serem votadas.
Antes disso, dois deputados utilizaram a palavra para reivindicar a inclusão na pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/11. De autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e outros, a proposição exige a publicação no Diário Oficial dos seguintes documentos: conclusões das sindicâncias e auditorias instaladas na administração direta e indireta, resumo da folha de pagamento do pessoal e contribuição do Estado para despesas com pessoal, balancete econômico-financeiro da Previdência, despesas com propaganda e publicidade, quantidade de servidores admitida e excluída e contratos firmados pelo Poder Público.
O deputado Sargento Rodrigues afirmou que 76 parlamentares assinaram a PEC. Ele lembrou que o Poder Legislativo já faz sua prestação de contas na Internet e os demais poderes não seguem essa regra. “Quem não quer que a PEC seja votada? O Ministério Público, o Tribunal de Justiça”, questionou ele, afirmando que sua proposta representa a transparência do poder público.
Fazendo coro às palavras de Rodrigues, o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) sugeriu uma emenda à PEC. Ele defendeu que na proposta constem também os nomes dos servidores dos poderes que têm salários acima do teto do serviço público. Nessa relação, segundo Sávio, devem constar os nomes completos com os respectivos “supersalários”.
Viagem oficial - Na reunião, também foi lida comunicação do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, em que ele informa que está fazendo viagem oficial à França, com despesas pagas pelo erário, entre os dias 2 e 11 de dezembro.