Comissão vai a Itajubá discutir enchentes no Rio Sapucaí
Audiência acontece nesta segunda-feira (12), às 17 horas, e foi solicitada pelo deputado Ulysses Gomes (PT).
07/12/2011 - 10:59As iniciativas relacionadas à prevenção de enchentes no Rio Sapucaí e os estudos de demarcação de terras da União às margens do rio, iniciados pela Secretaria de Patrimônio da União, são tema de audiência pública que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (12/12/11), em Itajubá (Sul de Minas). Requerida pelo deputado Ulysses Gomes (PT), a reunião será realizada, às 17 horas, no Centro Técnico Cultural localizado no prédio central da Universidade Federal (Rua Santos Pereira, n° 78).
De acordo com a assessoria do parlamentar, a reunião foi convocada devido à urgência de discutir e cobrar medidas de combate às enchentes na região. “Quanto ao projeto de demarcação das terras da União, que ficam no entorno do Sapucaí, um rio federal, o assunto tem gerado muita polêmica e insegurança na região, desde que as famílias que moram nestas margens receberam notificações de uma empresa contratada pelo Ministério do Planejamento para fornecer documentos sobre suas casas e terrenos às margens do rio. Por desinformação, cogitou-se, até mesmo, que as pessoas poderiam perder suas casas”, afirmou o parlamentar.
Ainda segundo a assessoria do deputado, a demarcação de áreas leva em conta a linha média de enchentes ordinárias do rio Sapucaí. Entretanto, haveria divergências com relação a estas linhas.
Convidados – Foram convidados para participar da reunião a secretária do Patrimônio da União, Paula Maria Motta Lara; o superintendente regional da Secretaria do Patrimônio da União, Rogério Veiga Aranha; o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador Estadual de Defesa Civil, Luís Carlos Dias Martins; e o diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos.