Deputados e convidados se reuniram na manhã desta terça-feira (6)
Especialistas defendem projeto de lei que reconhece Serra da Calçada como monumento natural

Deputado e comunidade fazem defesa da Serra da Calçada

Em audiência pública, participantes pedem a criação do Monumento Natural da Serra da Calçada.

06/12/2011 - 13:10

As manifestações de apoio à criação do Monumento Natural da Serra da Calçada, entre os municípios de Nova Lima, Itabirito e Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), foram unânimes entre os convidados que participaram, nesta terça-feira (6/12/11), de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião foi requerida pelo deputado Délio Malheiros (PV), que garantiu que vai lutar até o fim pela preservação daquele patrimônio natural e cultural de Minas Gerais.

Ameaçada pela mineração e pela expansão imobiliária, a Serra da Calçada possui uma área de mais de 3.800 hectares e abriga diversas espécies animais em extinção, além de vegetação endêmica, ou seja, que só existe naquele local. De acordo com a representante da Associação para Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada, Simone Alvarenga Borja Bottrel, no entorno da serra há atualmente três minerações com 44 minas.

Simone manifestou sua preocupação com o fato de que empreendimentos imobiliários e de exploração mineral conseguem os devidos licenciamentos em poucos meses, enquanto que a luta pela preservação da serra já chega a cinco anos. Mesmo assim, ela se disse otimista com a possibilidade de que no próximo ano a área seja declarada Monumento Natural.

O professor da Escola de Arquitetura da UFMG Frederico de Paula Tofani alertou para a necessidade urgente de proteção daquele espaço. “Não se trata de fechar o acesso às pessoas”, garantiu, acrescentando que uma gestão responsável da área pode garantir o desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer para a população.

Délio Malheiros, se dirigindo a representantes da mineradora Vale que se encontravam na plateia, sugeriu que a empresa esteja atenta à reivindicação dos moradores e se transforme em uma parceira no trabalho de preservação da serra, cuja área pertence à empresa. Simone Bottrel informou que 80% dos deputados estaduais procurados pela associação se posicionaram a favor da criação do Monumento Natural da Serra da Calçada.

Alinhados à opinião dos demais participantes, o secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Caio Júlio Xavier Rodrigues, e o diretor de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Leonardo Cardoso Ivo, disseram que os Poderes que representam têm total interesse na preservação do patrimônio natural, turístico e cultural que representa a Serra da Calçada. 

Consulte o resultado da reunião.