Assinatura do protocolo de cooperação técnica para transposição do painel foi em abril deste ano

Pinturas da artista Yara Tupynambá terão novo espaço na ALMG

Transposição dos painéis, iniciada em novembro, prossegue em janeiro de 2012. Conclusão da obra é prevista para julho.

05/12/2011 - 10:51

No primeiro semestre de 2012 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais dará inicio à segunda fase dos trabalhos para a transposição dos painéis “Do Descobrimento ao Ciclo do Café”, da artista plástica Yara Tupynambá. A obra integra os gabinetes de dois parlamentares no Palácio da Inconfidência e será transferida para o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, no térreo. Na primeira fase do processo, que teve início em 27/11/11, foram feitos estudos prévios e o mapeamento dos painéis, em imagens digitais de alta resolução, de forma a subsidiar a elaboração de um projeto básico para executar a transposição.

Segundo Theóphilo Moreira Pinto Neto, diretor de Infraestrutura da Assembleia, a segunda etapa dos trabalhos terá inicio em janeiro de 2012, quando será feita a remoção dos painéis dos gabinetes. Entre fevereiro e abril está prevista a fase de restauração e, de maio a junho, a transposição propriamente dita dos painéis. A pintura do mural, feita sobre azulejos, retrata alguns períodos da história de Minas Gerais e foi tombada pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, em 2010.

A restauração deverá ser feita pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor-UFMG). A inauguração da obra no novo espaço está prevista para julho de 2012. Essa é uma ação do projeto Memória do Legislativo Mineiro, que compõe a carteira do Direcionamento Estratégico da Assembleia para os anos de 2011/2012.