Pinturas da artista Yara Tupynambá terão novo espaço na ALMG
Transposição dos painéis, iniciada em novembro, prossegue em janeiro de 2012. Conclusão da obra é prevista para julho.
05/12/2011 - 10:51No primeiro semestre de 2012 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais dará inicio à segunda fase dos trabalhos para a transposição dos painéis “Do Descobrimento ao Ciclo do Café”, da artista plástica Yara Tupynambá. A obra integra os gabinetes de dois parlamentares no Palácio da Inconfidência e será transferida para o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, no térreo. Na primeira fase do processo, que teve início em 27/11/11, foram feitos estudos prévios e o mapeamento dos painéis, em imagens digitais de alta resolução, de forma a subsidiar a elaboração de um projeto básico para executar a transposição.
Segundo Theóphilo Moreira Pinto Neto, diretor de Infraestrutura da Assembleia, a segunda etapa dos trabalhos terá inicio em janeiro de 2012, quando será feita a remoção dos painéis dos gabinetes. Entre fevereiro e abril está prevista a fase de restauração e, de maio a junho, a transposição propriamente dita dos painéis. A pintura do mural, feita sobre azulejos, retrata alguns períodos da história de Minas Gerais e foi tombada pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, em 2010.
A restauração deverá ser feita pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor-UFMG). A inauguração da obra no novo espaço está prevista para julho de 2012. Essa é uma ação do projeto Memória do Legislativo Mineiro, que compõe a carteira do Direcionamento Estratégico da Assembleia para os anos de 2011/2012.