Reunião celebra Dia das Pessoas com Deficiência
Deputados da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ressaltaram caráter inclusivo da data.
05/12/2011 - 22:14O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi comemorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Reunião Especial na noite desta segunda-feira (5/12/11). No Plenário, deputados que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ressaltaram o caráter inclusivo da data, celebrada em 3 de dezembro, e entregaram placa de homenagem à diretora da Fazenda do Rosário, Maria do Carmo Coutinho, que representou as entidades que lutam pelos direitos dos deficientes.
Para o deputado Doutor Wilson Batista (PSD), presidente da comissão e um dos autores do requerimento para a reunião, a sociedade inclusiva deve garantir e estimular a participação de todos, de forma a aproveitar o potencial de cada cidadão, embora, segundo ele, isso ainda seja um desafio.
Dados - Doutor Wilson Batista também apontou dados do IBGE de 2010 que mostram que cerca de 45 milhões de pessoas, ou 4% da população brasileira, possuem alguma deficiência. Em Minas Gerais, esse número chegaria a 4 milhões. Ainda de acordo com o parlamentar, 50% das deficiências, que muitas vezes são adquiridas em função de acidentes, poderiam ser prevenidas.
Ao fim de seu pronunciamento, o deputado ainda ressaltou a criação da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência como um marco , tendo em vista que foi a primeira comissão criada no âmbito das Assembleias Legislativas brasileiras a tratar do assunto. O deputado também lembrou do trabalho que já foi desenvolvido pela comissão em 2011 e reiterou o compromisso institucional da Assembleia de continuar avançando na luta pelos direitos das pessoas deficientes.
Para deputado, não há mais espaço para preconceito na sociedade
O deputado Marques Abreu (PTB), que presidiu a reunião, lembrou que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), constitui uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre as condições de vida, demandas e necessidades de uma parcela significativa da população mundial. “Estima-se que mais de 10% das pessoas, em todo o planeta, estejam incluídas nessa condição”, comentou o deputado.
Ao considerar que na sociedade não há mais lugar para o preconceito e a discriminação, Marques Abreu defendeu que todas as pessoas, inclusive aquelas que se encontram em situação de desigualdade e que podem ser vistas como diferentes, devem ter seus direitos fundamentais assegurados e colocados em prática. Ele ainda lembrou que as ações da Assembleia têm caminhado nesse sentido, através da promoção de debates, da elaboração de normas legais sobre o assunto e da instalação da mais nova comissão permanente da Casa, destinada à defesa das pessoas com deficiência.
União - Ao receber a placa em homenagem pelo trabalho desenvolvido em favor das pessoas com deficiência , a diretora da instituição Fazenda do Rosário, Maria do Carmo Coutinho de Moraes, ressaltou que a homenagem do Legislativo Mineiro representa para ela um momento significativo, em que povo e governo se unem na tentativa de resolver os problemas das pessoas com deficiência. Ela também enalteceu o trabalho desenvolvido pela professora Helena Antipoff, fundadora da Fazendo do Rosário, que, segundo ela, exercia uma política voltada para os resultados. A instituição, que se localiza em Ibirité, foi criada há 70 anos para receber crianças excepcionais.