ALMG homenageia Sindiextra pelos seus 20 anos
Reunião Especial comemorou duas décadas de existência do sindicato que representa as empresas do setor minerário
01/12/2011 - 21:20A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, nesta quinta-feira (1º/12/11) uma Reunião Especial de Plenário para homenagear o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) pelos seus 20 anos de existência. A reunião foi requerida pelo deputado Doutor Viana (DEM), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Mineral Eliezer Batista da Silva.
Em seu pronunciamento, Doutor Viana disse que a Casa tem consciência da importância da mineração para o Estado e garantiu que a ALMG continuará solidária ao segmento. “O setor é responsável pela preservação da natureza”, destacou, citando que o Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, já foi um local de mineração. “Os bons exemplos são muitos e partem, na maioria absoluta, das mineradoras”, disse.
Doutor Viana lembrou que o setor é um importante gerador de emprego, de renda e de crescimento no Estado. A mineração gera 30 mil empregos diretos e é responsável por nada menos que 15% das exportações brasileiras, afirmou o deputado. Referindo-se ao Sindiextra, o parlamentar manifestou seu orgulho “por sermos parceiros de sua diretoria, que faz um trabalho sério e competente”.
O presidente do Sindiextra, José Fernando Coura, dispensou o discurso preparado previamente e decidiu, como disse, “falar com o coração”. Ele saudou nominalmente cada um dos deputados presentes. “Essa presença multipartidária nos engrandece”, disse Coura.
“Em 20 anos, construímos uma entidade que tem, antes de tudo, compromisso com a responsabilidade social e ambiental e também com a competitividade”, afirmou. Segundo ele, a homenagem prestada pela ALMG sintetiza o fato de o Sindiextra ser reconhecido como a entidade legítima de representação do setor mineral. “Minas Gerais é um coração de ouro em um peito de ferro”, finalizou Coura.
Também presente à solenidade, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que, para o desenvolvimento de Minas, a atividade minerária se fez e sempre se fará imprescindível. “É a história do nosso Estado, disse o presidente, citando a existência de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e tantas outras cidades que nasceram da mineração.”A atividade está impregnada na alma e na cultura de cada um de nós”, afirmou.
“Se hoje a mineração possui um conceito cada vez mais elevado, esse conceito tem a marca indelével de José Fernando Coura”, destacou Dinis Pinheiro, dirigindo-se ao presidente do Sindiextra. O deputado desejou sucesso e prosperidade à atividade minerária. “Que ela continue sendo essa estrela-guia do Estado de Minas Gerais”, finalizou.
O presidente do Sindiextra recebeu uma placa comemorativa das mãos dos deputados Dinis Pinheiro e Doutor Viana. A solenidade contou ainda com a participação da Corporação Musical Municipal Padre Felisberto, da cidade de Dom Silvério (Zona da Mata).
Compuseram a mesa também os secretários de Estados de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, e de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, o vereador de Belo Horizonte Pablito e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior.