Deputados são a favor de projeto para permitir seringas de outros modelos além da com agulha retrátil

Projeto visa permitir outros tipos de seringa em hospitais

CCJ aprova parecer sobre PL que vai possibilitar uso de seringas de outros modelos além da com agulha retrátil

01/12/2011 - 17:59

Para permitir o uso de vários tipos de seringa nos hospitais e estabelecimentos de saúde no Estado, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou parecer favorável de 1º turno ao Projeto de Lei 1.916/11. De autoria do governador, a matéria altera o artigo 1º da Lei 18.797, de 2010, que determina a utilização somente de seringas de agulha retrátil em todos os estabelecimentos de saúde no Estado.

O relator, deputado Delvito Alves (PTB), concluiu pela legalidade do projeto na forma original. Ele destaca em seu parecer que a Lei 18.787 obrigou todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados no Estado a utilizarem seringas de agulha retrátil em seus procedimentos. Segundo a mensagem do governador, qualquer outro modelo de seringa, ainda que com outro dispositivo de segurança testado e aprovado, está com seu uso vedado pela legislação.

A alteração proposta no PL, continua o parecer, permitirá o uso de outros modelos de seringa que igualmente ofereçam proteção e segurança na instrumentalização em pacientes e na coleta de lixo especial. Isso por possuírem dispositivos de segurança e certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estarem em conformidade com as normas do Ministério do Trabalho.

Veja o resultado completo da reunião