Expresso Cidadania supera meta de títulos emitidos em BH
Mais de 1700 jovens participaram das atividades de lançamento do evento na Assembleia.
28/11/2011 - 15:28Um total de 1786 jovens participantes e 734 títulos eleitorais emitidos. Esses são alguns dos números do lançamento do projeto Expresso Cidadania 2012, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Entre 23 e 25 de novembro, estudantes de 16 e 17 anos participaram de uma série de atividades, que fizeram parte do lançamento do projeto para o próximo ano. O evento foi no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, o Hall das Bandeiras da ALMG.
As atividades envolveram, além da emissão de títulos, palestras, esquete teatral, exposição multimídia e oficinas de som, imagem, texto e expressão corporal. Os jovens vieram de 17 escolas estaduais das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. As produções dos estudantes que participaram das oficinas podem ser vistas no blog do Expresso.
De acordo com a gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luísa Luna, a meta era emitir 720 títulos eleitorais nessa etapa em Belo Horizonte, número que foi ultrapassado em 14 pessoas. Segundo Luísa, o objetivo do evento “é estimular os jovens ao voto crítico e à participação política”. Para ela, o voto se constitui em três pilares: informação, debate e reflexão. “Votar não é algo simples, que se decide de um dia para o outro”, acredita.
Treze cidades – O Expresso vai percorrer mais 12 municípios mineiros nos meses de março e abril de 2012. São eles: Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba e Unaí. O evento está em sua terceira edição. Nos anos anteriores, o projeto esteve em mais de 30 cidades e reuniu cerca de 30 mil estudantes de 145 escolas.
O público do Expresso é sempre composto de jovens com idade entre 16 e 17 anos, quando o voto é facultativo. Além das atividades interativas, eles votam em uma urna eletrônica. A votação dessa edição se relaciona com o tema do Expresso 2012, “Drogas - políticas de enfrentamento ao crack”.