Falta de vagas no ensino médio motiva reunião de comissão
Moradores de sete bairros de Betim (RMBH) querem construção de escola estadual para atender demanda local
24/11/2011 - 19:36A necessidade de uma escola de ensino médio para atender a vários bairros de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) motiva a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira (28/11/11). Requerida pelo deputado Carlin Moura, a audiência pública será às14h30, na Escola Municipal Valério Ferreira Palhares, que fica na Rua Argentina, nº 64, bairro Petrovale, em Betim.
Segundo o gabinete de Carlin Moura, a audiência foi solicitada pela Associação Comunitária dos Moradores do Petrovale (Ascomp). No ofício encaminhado ao parlamentar, os moradores explicam que, atualmente, funciona um anexo da Escola Estadual Professora Vera Maria Rezende (Bairro Petrovale), em espaço cedido pela E. M. Valério Ferreira Palhares. Essa cessão de espaço foi viabilizada por meio de parceria firmada em 2004 entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Prefeitura de Betim.
Superlotação - Ainda segundo o gabinete, no espaço cedido, estão disponíveis oito salas para os estudantes de ensino médio. As salas seriam insuficientes para atender a grande demanda de alunos dos sete bairros da região - além do Petrovale, Santa Rita, Ouro Negro, Jardim Nazareno, Jardim Montreal, Boa Vista e Recanto da Lagoa. Por esse motivo, centenas de estudantes frequentam salas superlotadas na escola e muitos jovens desistem de estudar - só em 2011, 70 alunos teriam deixado de frequentar as aulas.
Moradores dos sete bairros juntamente com entidades estudantis criaram, inclusive, o movimento “Todos pela Escola de Ensino Médio. No informativo do movimento, eles denunciam que, em 2008, a Prefeitura de Betim teria aberto concorrência pública para comprar material para a construção de escola estadual no bairro Petrovale. Informam ainda que, atendendo a solicitação da Comissão de Segurança Pública da ALMG, foi encaminhado em 2010 requerimento à Secretaria de Educação pedindo a construção de escola estadual no bairro. Até hoje, nenhuma providência foi tomada.
Foram convidados para a reunião: a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; a secretária de Educação de Betim, Sandra Angélica Castro Gomes; a diretora da E. E. Professora Vera Maria Rezende, Adriane Ferreira Godinho; a diretora da E. M. Valério Ferreira Palhares, Adriana Oliveira Corrêa; o presidente da Ascomp, Flávio Manoel Rodrigues da Silva; e o presidente dos Grêmios Estudantis da E. E. Professora Vera Maria Rezende e E. M. Valério Ferreira Palhares, Yan Victor Leal.