Assembleia pretende discutir acesso ao estádio Independência
Deputados da Comissão de Transporte acompanham andamento das obras do estádio, que terá a capacidade ampliada.
21/11/2011 - 11:28A poucos meses da reinauguração do estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência, no bairro Horto, em Belo Horizonte, as atenções agora se voltam para a questão do acesso ao local. Com capacidade ampliada de 10 mil para 25 mil torcedores, o estádio terá apenas 422 vagas de estacionamento. Em visita ao estádio nesta segunda-feira (21/11/11), deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais falaram da possibilidade de realizar uma audiência pública para discutir o assunto com a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito na Capital.
O deputado Anselmo José Domingos (PTC) disse que esse é um problema real a ser enfrentado, porque a maior parte dos torcedores costuma ir ao estádio de carro, e a dificuldade de se encontrar vaga nas ruas adjacentes será maior. O secretário de Estado extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, disse que o Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte estão trabalhando em três projetos para melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a iluminação no entorno do estádio. Ele informou que a estação de trem do Horto fica a menos de mil metros do Independência, o que deve ser levado em conta para facilitar o acesso dos torcedores.
Já o deputado Célio Moreira (PSDB), autor do requerimento para a visita, elogiou as obras e disse que o estádio será um dos mais modernos do mundo. Ele garantiu que a Assembleia vai continuar acompanhando os trabalhos de reforma do Independência, cujo cronograma está em dia e prevê a abertura dos portões ao público na segunda quinzena de fevereiro de 2012, com um jogo da seleção brasileira.
Orçado em R$ 120 milhões, o estádio ficará por 28 anos sob a responsabilidade do Estado, que poderá, a seu critério, repassar a administração à iniciativa privada para exploração dos espaços publicitários, restaurantes e camarotes, entre outros. Depois desse prazo, o Independência será devolvido ao América Futebol Clube. O secretário informou ainda que o gramado será o mais moderno do Brasil, tanto em termos de durabilidade quanto de drenagem.