Exigências da Fifa para a Copa são debatidas pelos deputados

Assunto é tema de reunião conjunta das comissões de Turismo e de Esporte

18/11/2011 - 16:37

As exigências da Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014 serão tema de reunião conjunta com convidados, que acontece nesta terça-feira (22/11/11), pelas Comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Esporte, Lazer e Juventude. A reunião será às 9h30, no Plenarinho III da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De acordo com deputado que requereu  a audiência pública, Rômulo Viegas (PSDB), serão discutidas tanto as polêmicas relativas à venda de bebida em estádios e meia-entrada para idosos e estudantes, quanto estratégias para divulgação de informações para turistas, durante a Copa.

Leis mineiras proíbem a venda de bebida em estádios e garantem a meia-entrada para idosos e estudantes. A Fifa é contra essas regras. Em negociações com o Governo Federal, a entidade já propôs uma cota de ingressos promocionais para venda preferencial aos estudantes, como alternativa à meia-entrada. A Federação Internacional, no entanto, não abre mão da venda de bebidas nos estádios, a fim de preservar os interesses dos patrocinadores dos eventos. “A Fifa tem adotado uma posição muito firme e o governo está refém deste processo”, afirmou Viegas.

Informações – Outra questão importante para Viegas é discutir estratégias para divulgação de informações turísticas no período, assim como outras iniciativas públicas relativas ao evento. “Queremos divulgar o que está sendo feito e planejado. Parece que será ampliado o número de táxis. Será que isso resolve ou complica ainda mais o trânsito? Isso precisa ser discutido”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o deputado, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, já se comprometeu a enviar um representante para o debate. Também estão convidados a participar da reunião o senador Zezé Perrella (PDT-MG); o especialista em Políticas Públicas do Núcleo de Planejamento da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Thiago Bernardo Borges; o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Gilvan de Pinho Tavares; o presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil; o presidente do Conselho de Administração e de Honra do América Futebol Clube, Afonso Celso Raso; e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Sérgio Miranda Schettino.