Agricultura familiar é tema de novo debate na ALMG
Comissão de Política Agropecuária quer avaliar programas estaduais e federais em execução no Estado
18/11/2011 - 13:01A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial realiza audiência pública nesta quinta-feira (24/11/11) para avaliar os programas estaduais e federais destinados ao desenvolvimento da agricultura familiar em Minas, em especial os Programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição Direta de Alimentos (PAA). A reunião será às 15 horas, no Plenarinho IV.
A reunião é resultado do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais. Promovido em fevereiro pela ALMG, o evento buscou contribuições da sociedade na definição dos temas que devem compor as atividades legislativas nos próximos anos. Os autores do requerimento são integrantes da comissão: o presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC); o vice, Fabiano Toletino (PRTB); e os deputados Doutor Viana (DEM), Romel Anízio (PP), Rômulo Viegas (PSDB) e Rogério Correia (PT).
O deputado Rogério Correia destaca que pretende solicitar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o balanço do PPA e as perspectivas do programa nos próximos anos. Uma das ações do Fome Zero, o PPA beneficia populações em situação de insegurança alimentar, buscando sua inclusão social e econômica.
Convidados – Foram convidados a participar da reunião o ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi; o delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Minas, Alcides Guedes Filho; a superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento em Minas, Cleide Edvirges Santos Laia; o superintendente da Área de Agricultura Familiar e Microfinança Rural do Banco do Nordeste, Luis Sérgio Farias Machado; o coordenador estadual da Fetraf, Juseleno Anacleto; o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), dom Mauro Moreli; o subsecretário de Estado de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha; o presidente da Emater, Maurílio Guimarães; os presidentes das Federações da Agricultura e dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg e Fetaemg), Vilson Luiz da Silva e Roberto Simões; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato; o gerente de Mercado de Agronegócio da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Carlos Geovani; e a dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Siumara Santos Oliveira.