Comissão de Segurança Pública analisa proposições
Audiência discute crescimento da violência em Governador Valadares

Aumento na violência leva deputados a Governador Valadares

Comissão de Segurança Pública debate, na sexta-feira (18), a necessidade da reestruturação do sistema de defesa local.

11/11/2011 - 11:01

Os altos índices de homicídios, assim como as limitações pelas quais o sistema de defesa social passa em Governador Valadares (Rio Doce), leva os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ao município. Um audiência pública, marcada para esta sexta-feira (18/11/11), vai discutir, com gestores públicos e representantes do sistema de segurança do Estado, a situação. A reunião será às 10 horas, na Câmara Municipal (Rua Marechal Floriano, 905, Centro).

De acordo com o autor do requerimento que motivou a audiência, deputado Luiz Carlos Miranda (PDT), somente em 2011, mais de 100 jovens foram mortos na cidade, sendo a maioria vítimas do tráfico de drogas. Para o parlamentar, um município que sempre foi pacífico e ordeiro como Governador Valadares não pode ter uma índice de criminalidade tão alto. “Hoje, é considerada uma das cidades mais violentas do Brasil. Desta forma, é preciso reestruturar todo o sistema de defesa social da região”, alertou.

Entre as propostas do deputado estão a promoção de ações sociais de combate ao crime e ao tráfico de drogas, além do reaparelhamento das polícias Civil e Militar e do Poder Judiciário local. “São apenas três varas de Justiça. Há uma sobrecarga de trabalho e, com isso, a violência e a impunidade crescem de forma assustadora”, disse.

O deputado lembrou, também, que, com a crise econômica nos Estados Unidos, Governador Valadares tem repatriado muitos dos seus cidadãos. “Estas pessoas que tentam a sorte por lá, estão retornando sem perspectiva. Com isso, acabam se enveredando para o tráfico de drogas e a criminalidade”, finalizou.

Convidados - Foram chamados para o debate a prefeita Municipal de Governador Valadares, Elisa Maria Costa; o presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, Heldo José Aguiar Armond; o diretor do Fórum de Governador Valadares, Amaury Silva; o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Luiz Doorgal de Andrada; o subsecretário de Estado de Políticas Sobre Drogas, Cloves Eduardo Benevides; o chefe da Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares, Cristiano Jomar Costa Campidelli; o inspetor Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Caratinga, Fernando Cézar Ribeiro Cabral; e a promotora de Justiça da Comarca de Governador Valadares, Ingrid Veloso Soares do Val.