Criação do Parque Serra de Santa Helena vai ser discutida em Sete Lagoas

Audiência discute criação de Parque Serra de Santa Helena

Parque de Sete Lagoas tem objetivo de preservação da biodiversidade da região.

11/11/2011 - 11:55

A criação do Parque Estadual Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas, será o tema debatido em audiência pública das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na quinta-feira (17/11/11). A reunião, requerida pelo deputado André Quintão (PT), será na Câmara Municipal de Sete Lagoas (Região Central) (Avenida Getúlio Vargas, 111, 5° andar), às 9h30.

De acordo com o gabinete de Quintão, a audiência será uma oportunidade de debater com a sociedade e autoridades o Projeto de Lei (PL) 2.173/11, que trata da criação do parque. De acordo com o projeto, o Parque Estadual da Serra de Santa Helena teria como objetivos a preservação da diversidade dos ecossistemas da região, a proteção da biodiversidade e a conservação da paisagem natural, da fauna e da flora, como elementos de promoção do ecoturismo.

O projeto ainda trata da área a ser ocupada pelo parque, que seria de 295 hectares de terra e 40 hectares de mata nativa. A proposição, que já foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, espera agora parecer da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Em justificativa apresentada no projeto, o deputado ressaltou que a criação dessa área de conservação também seria um meio de proteger a região contra o desmatamento e propiciar um ambiente de realização de pesquisas e estudos da biodiversidade.

Convidados - Foram convidados para participar da audiência o prefeito e o presidente da Câmara de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina Paiva e o vereador Antônio Rogério Teixeira, respectivamente; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o diretor-geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes; o secretário de Meio Ambiente de Sete Lagoas, Cláudio Ribeiro Figueiredo; o presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Meio Ambiente e da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Sete Lagoas, vereador Claudinei Dias da Silva; o secretário executivo da Associação de Desenvolvimento Ambiental (Adesa), Silvio França Linhares; a superintendente regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram/Central-Metropolitana), Scheilla Samartini Gonçalves; a coordenadora da Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jequitibá, Eloise Guimarães Ferrão Almeida; a engenheira Agrônoma da Emater, Érika Regina de Oliveira Carvalho; a coordenadora dos cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Processos Ambientais do Centro Universitário (Unifemm) de Sete Lagoas, Luciana Machado Oliveira; e o advogado dos proprietários da Fazenda Arizona, Wagner Augusto de Oliveira.