Audiência debate venda de ações da Cemig à Andrade Gutierrez

Comissão cobra explicações sobre a transação que culminou na compra de um terço do capital votante da estatal

11/11/2011 - 11:24

A Comissão Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na próxima sexta-feira (18/11/11), audiência pública para obter esclarecimentos sobre a compra de 33% das ações do capital votante da Cemig pelo Grupo Andrade Gutierrez. A reunião, solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), será às 10 horas, no Plenarinho IV.

Em sua justificativa, o autor do requerimento questionou a transação realizada pela concessionária de energia. Segundo informações do gabinete do parlamentar, a Cemig teria comprado do Grupo parte do patrimônio da Light, que já era de propriedade da estatal mineira. A alegação é de que a medida teria favorecido a Andrade Gutierrez na aquisição de um terço das ações da Cemig pertencente à Southern Electric Brasil (SEB), empresa controlada pela americana AES.

Rogério Correia destacou o fato de a Andrade Gutierrez ser terceirizada da companhia de energia elétrica. “Não sabemos qual é o alcance dessa relação”, afirmou. O parlamentar afirmou, ainda, que deseja esclarecer por que a Cemig não comprou diretamente as ações, já que vinha obtendo lucro e realizando investimentos em outros mercados.

Convidados - Foram convidados para a audiência o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hübner Moreira; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Galvão Coutinho; o coordenador-geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho; o diretor-presidente do Grupo Andrade Gutierrez S.A, Otávio Marques de Azevedo; o diretor de Formação e Cultura do Sindieletro, Leonardo Timóteo Antunes, e o diretor de comunicação da instituição, Arcângelo Eustáquio Torres Queiroz.