Professores discutem desdobramentos de curso
Curso Formação Política para Educadores é avaliado para definir novas ações em 2012.
07/11/2011 - 09:42Os 20 professores que participaram do curso de Formação Política para Educadores, encerrado na semana passada, propuseram estender sua programação até o final do ano, para discutir, junto com a Escola do Legislativo, desdobramentos dessa atividade. A intenção dos participantes é buscar ampliar o alcance deste programa e identificar novas ações de formação política para professores. Já estão marcados dois encontros, em novembro e dezembro, para fazer uma avaliação do curso e propor novas ações para 2012.
Numa primeira rodada de conversas, os participantes já fizeram uma avaliação inicial do programa e apresentaram algumas sugestões de ajustes para futuras edições. Eles também expressaram apoio à iniciativa da Assembleia Legislativa, de oferecer o curso naquele momento, em que passavam por uma crise, com várias escolas em greve. Foi um gesto de acolhimento e de reconhecimento do valor da Educação e do trabalho dos professores.
Segundo a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, a iniciativa dos participantes coincide com uma expectativa da Assembleia, já esboçada em outros momentos, de ter um programa estruturado, voltado para os professores da Educação Básica. “Buscávamos articular projetos que viessem contribuir para a formação política dos educadores e abrir espaços de cooperação, para, juntos, pensarmos as demais ações de Educação para Cidadania , realizadas pela Assembleia de Minas” – afirmou Ruth Schmitz.
A primeira edição do curso de Formação Política para Educadores foi oferecida nos meses de setembro e outubro, organizada na forma de palestras e grupos de estudo. Foram 10 encontros para discussão dos seguintes temas: Organização do Estado; Democracia e participação; Letramento e letramento político; Comunicação e democracia; A função pedagógica do Parlamento; Educação, ética e cidadania; Os dilemas da inclusão; Orçamento e políticas públicas; História política de Minas Gerais; e Educação e Diversidade. Além disso, foi criado um espaço virtual de compartilhamento de material e troca de ideias, na expectativa de se produzirem outras atividades similares também na modalidade a distância.
Nos dois últimos encontros foram organizados grupos de estudo com dois objetivos: o primeiro, de discutir o tema “Política e Democracia” aplicado às áreas de conhecimento e de atuação dos professores (Ciência, Língua, Geografia e História); e, o segundo, de apresentar os materiais didáticos produzidos pela Escola do Legislativo e identificar oportunidades para sua utilização em atividades em sala de aula.