Apresentação celebra dez anos do Programa Segunda Musical
Celso Adolfo, Fernando Santos, Marcelo Corrêa, Antônio Carlos Magalhães e Sexteto Art Minas estarão nesta segunda (7).
04/11/2011 - 12:34Como parte das comemorações pelos dez anos do Programa Segunda Musical, o Teatro da Assembleia recebe uma apresentação especial nesta segunda-feira (7/11/11), a partir das 20 horas. Marcam presença o cantor Celso Adolfo, o contrabaixista Fernando Santos, o pianista Marcelo Corrêa, o conjunto de cordas e cravo Sexteto Art Minas, além do cravista Antônio Carlos de Magalhães.
Durante a apresentação haverá também um momento em homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor e pianista teuto-húngaro Franz Liszt (1811-1886). Em outubro, o grupo Uakti fez uma apresentação especial para comemorar o aniversário do Programa Segunda Musical, quando completou dez anos.
No programa, além de composições de Franz Liszt, serão executadas obras de Charpentier, Bach, Handel, John Dowland, Mr. Visconti, Cândido Inácio da Silva, entre outros.
Origem – Criado em 2001 para divulgar a música erudita, o Segunda Musical é referência no meio artístico cultural da Capital. Já participaram do programa pianistas renomados como Berenice Megale, Eduardo Hazan, Celina Szrvinsk e Valéria Zanini. Nos palcos, também estiveram presentes artistas internacionais, como o espanhol Miguel Olaso, que toca guitarra barroca, trazido a partir de parceria com o Instituto Cervantes de BH.
Além de músicos experientes, o Segunda Musical também abre espaço para a participação de jovens artistas mineiros, escolhidos por meio de edital de seleção pública. Com a proposta de se interiorizar, tem trazido ainda, para os os palcos do Teatro da Assembleia, recitais e músicos de conservatórios de diversos municípios do Estado.
Conheça os músicos que se apresentam nesta segunda (7)
Celso Adolfo, mineiro de São Domingos do Prata, tem oito cds gravados e foi apresentado ao público por Milton Nascimento, que foi produtor de seu primeiro LP, "Coração Brasileiro”, lançado em 1983. O mais recente trabalho do compositor é o cd "Estrada Real de Villa Rica", que motivou a gravação de um especial na TV Cultura-SP, comentado por Pasquale Cipro Neto.
Marcelo Corrêa é bacharel em Piano pela UFMG. Em 2004, pela mesma universidade, concluiu o curso de Mestrado em Performance. Em 2006 realizou turnê pela França com o espetáculo "De Carne e Sonho". Vem realizando este ano o projeto "Piano nas Igrejas" como parte das comemorações dos 300 anos da invenção do piano e dos 200 anos do nascimento do compositor Franz Liszt. Desde 2004 é professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Escola de Música do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes.
Fernando Santos é mestre em contrabaixo acústico pela UFMG e integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e de grupos como Rufo Herrera e Quinteto Tempos e Nova Dix Band. É técnico em áudio e atua como consultor técnico de gravação e direção musical em estúdios e filmagens desde 2001.
O cravista Antonio Carlos de Magalhães é pós-graduado em Práticas Interpretativas em Música Brasileira, pela Uemg. Estudou Piano na UFMG e foi bolsista do I Festival Internacional de Cravo no Porto, Portugal. É o diretor artístico do Programa Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Tem realizado turnês por todo o Brasil, na Alemanha, em Portugal e na Áustria (Viena). Gravou três CDs solo e participou da gravação de CDs com vários músicos. Participou da ópera e do filme "La Serva Padrona", dirigido por Carla Camurati, da novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete de Televisão, do "4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos", da Fundação Artística,dentre outros trabalhos.
O Sexteto Art Minas é um conjunto formado por cordas e cravo, cujo trabalho está voltado para a pesquisa, a interpretação e a divulgação da música antiga ocidental, principalmente o barroco europeu e as músicas coloniais brasileira e latino-americana, como forma de resgate de nossa cultura ibero-americana. Fazem parte do grupo os músicos Vítor Dutra (violino), Ângelo Vasconcellos (violino II), Alex Alves (viola), Antônio Afonso (violoncelo), além do contrabaixista Fernando Santos e do cravista Antonio Carlos de Magalhães.