Parlamentares da Comissão de Transporte estavam acompanhados de secretários de Estado e outras autoridades

Deputados verificam andamento da reforma do Mineirão

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas visitou as obras nesta sexta-feira (4/11).

04/11/2011 - 12:35

Deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais fizeram, nesta sexta-feira (4/11/11), nova visita às obras do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Requerida pelo deputado Célio Moreira (PSDB), o objetivo da visita foi conferir o andamento dos trabalhos e receber mais informações da direção da sociedade de empresas responsável pela reforma, o Consórcio Minas Arena.

Os parlamentares presentes se disseram satisfeitos com o fato de o cronograma estar sendo cumprido rigorosamente. Atualmente 1,5 mil operários trabalham diretamente no canteiro de obras, mas esse número, de acordo com o presidente do Minas Arena, Ricardo Barros, vai subir para 2,2 mil em março de 2012. Ao todo, serão investidos R$ 654 milhões na reforma do estádio. O Minas Arena terá o direito de explorar o Mineirão por 25 anos, com a venda de camarotes, espaços publicitários, aluguel de lojas e outras fontes de renda.

Também presente à visita, o secretário de Estado extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, ponderou que a expectativa de sediar a abertura da Copa foi compensada pela possibilidade de realização de dois jogos do Brasil no Mineirão. Caso avance na competição, a seleção brasileira fará no estádio um jogo pelas oitavas de final e outro pela semifinal. Ele destacou que o Mineirão será palco não apenas para jogos de futebol, mas terá estrutura para receber shows musicais e eventos religiosos. Ele mencionou também uma nova atração turística para a cidade, que será o Museu do Futebol, um espaço na área externa do Mineirão que vai conter objetos, fotos e material audiovisual contando a história do futebol mineiro e brasileiro.

Sustentabilidade - Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Moreira buscou informações também sobre os aspectos ligados à preservação ambiental. Ele foi informado, por exemplo, de que as árvores cortadas no antigo estacionamento do estádio não viraram carvão: foram doadas a artesãos mineiros que transformarão a madeira em obras de arte. Moreira também destacou o fato de o Mineirão utilizar a energia solar em parte de seu consumo e o sistema de captação de água da chuva, que vai ajudar na irrigação do gramado.

Já o presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB), alertou para a importância de que a rede hoteleira nas proximidades do estádio também esteja pronta para receber os turistas que virão a Belo Horizonte tanto para a Copa do Mundo quanto para a Copa das Confederações, em 2013. Ele lembrou a carência de leitos na Capital mineira e disse que vai tentar agendar uma reunião com as construtoras que estão tocando essas obras, para se informar sobre os cronogramas de entrega dos empreendimentos.

A visita da comissão foi acompanhada também pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; pelo gerente de Projetos da Copa, Eder Campos; e pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), Gerson Carvalho.