Lagoa da Pampulha recebe há anos esgoto sem tratamento

Revitalização da Lagoa da Pampulha é tema do Panorama

Os papéis da Copasa, das prefeituras de BH e Contagem e da população para a manutenção da limpeza também serão abordados

01/11/2011 - 11:39

O programa Panorama, que vai ao ar nesta terça-feira (1/11/11), às 19 horas, pela TV Assembleia, abordará a despoluição da Lagoa da Pampulha e os papéis da Copasa, a companhia de saneamento do Estado, e das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem nesse processo. Será discutida também a importância da conscientização da população para manter a limpeza da lagoa. Foram convidados a debater o tema o gestor da Meta 2014 da Copasa, Valter Vilela Cunha, e o vice-presidente da Fundação Hidroex, Ricardo Motta Pinto Coelho.

De acordo com o gestor da Copasa, cerca de oito mil famílias que vivem no entorno da bacia da Lagoa da Pampulha não possuem as redes de esgotos ligadas às redes pluviais da Copasa e despejam os rejeitos domésticos diretamente em córregos que deságuam na lagoa. Ele ressalta ainda que esse é principal fator que prejudica qualquer projeto de revitalização da bacia. “Não adianta gastarmos dinheiro público na limpeza da lagoa se os dejetos continuarem a ser despejados lá sem tratamento”, afirma.

Já o vice-presidente da Fundação Hidroex enfatiza que a Lagoa da Pampulha vem sofrendo um processo de degradação há várias décadas. E cita um exemplo curioso e, ao mesmo tempo, alarmante para descrever a situação. “Há tempos, a lagoa se tornou um foco de proliferação de caramujos que serviam como vetores de transmissão da esquistossomose. Isso era motivo de grande preocupação. Hoje, os caramujos não existem mais. Nem eles resistiram à poluição da água”, conclui.

Reprises - O programa Panorama será reapresentado na madrugada desta quarta-feira (2), à 1 hora; e na sexta (4), às 8h30min e às 19 horas. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte.

Consulte a sintonia no interior