Audiência pública debate o futuro do Hospital Siderúrgica em Coronel Fabriciano

Deputados querem solução para hospital no Vale do Aço

Audiência pública da Comissão de Saúde acontece na terça-feira (8/11), em Coronel Fabriciano.

04/11/2011 - 11:34

Fechado há mais de cem dias, o Hospital Siderúrgica é o único que atende casos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Coronel Fabriciano (Vale do Aço). Com o objetivo de buscar respostas em relação ao seu reativamento e à situação dos funcionários, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na terça-feira (8/11/11), uma audiência pública na cidade. A reunião será às 10 horas, na CDL Acicel (Avenida Doutor José de Magalhães Pinto, 598, Centro). Os autores do requerimento para a reunião são o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e a deputada Rosângela Reis (PV).

Mantido pela Associação Beneficente de Saúde São Sebastião, o Hospital Siderúrgica vive uma crise que se arrasta há vários anos, com constantes interrupções em seu funcionamento. De acordo com informações do gabinete do deputado, por duas vezes nos últimos meses já foi anunciada a sua reabertura, o que não ocorreu. O fechamento do hospital tem trazido transtornos não apenas para os moradores de Fabriciano, como também para as cidades vizinhas do Vale do Aço, que acabam ficando com seus hospitais sobrecarregados.

Em setembro deste ano, o Governo do Estado anunciou que o hospital teria uma nova unidade mantenedora, a Sociedade Beneficente São Camilo, e também investimentos da ordem de R$ 2 milhões. Celinho do Sinttrocel pretende questionar o que falta para a reabertura do hospital e também encontrar uma solução para a situação de 250 funcionários do hospital, que estão sem receber salários desde que a unidade fechou.

Convidados - Foram convidados para a reunião o ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha; o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; os prefeitos de Ipatinga e Timóteo, Robson Gomes da Silva e Sérgio Mendes Pires, respectivamente; o secretário de Saúde de Coronel Fabriciano, Rubens de Castro; a deputada federal Jô Moraes; o deputado federal Domingos Sávio; o diretor financeiro da Unimed Vale do Aço, Luiz Antônio Hooper de Souza; o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timotéo, Aguiar dos Santos; o diretor administrativo do Hospital Vital Brasil, Vanide Alves da Silva; o diretor do Hospital Márcio Cunha, José Carlos de Carvalho Callinari; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Coronel Fabriciano, Ivair de Andrade; e o presidente da Sociedade Beneficente São Sebastião, Maurisson Magno de Morais.