Escola Estadual Barão de Macaúbas receberá homenagem
A instituição, que completa 90 anos, leva o nome de um médico que abandonou o ofício para se dedicar à educação
27/10/2011 - 16:45A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na próxima quinta-feira (3/11/11), reunião especial em comemoração dos 90 anos da Escola Estadual Barão de Macaúbas. A solenidade, requerida pelo deputado Fred Costa (PHS), será às 20 horas, no Plenário.
Situada em Belo Horizonte, a instituição foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1921, com o nome de Grupo Escolar Barão de Macaúbas. Ela foi a primeira escola pública do bairro Floresta e, na época, atendia somente rapazes da Capital. Em 1965, se transformou em Grupo Escolar, com oferta de pré-primário e de curso noturno para o atendimento de trabalhadores e classes mais humildes da região. No final da década de 70, passou a denominar-se Escola Estadual Barão de Macaúbas.
O nome da escola é uma homenagem ao médico Abílio César Borges, que abandonou a profissão para dedicar-se à educação, por acreditar que somente a partir dela ocorreriam transformações profundas na vida de cada brasileiro. Seu destaque foi tão grande que Abílio foi nomeado diretor-geral dos Estados e recebeu, do imperador Dom Pedro II, o título de barão de Macaúbas. A partir daí, essa denominação sempre se manteve associada à ideia de uma educação transformadora e cívica.
Em sua justificativa, o deputado Fred Costa destacou que a Escola tem relação com o modelo de instituição de ensino que visava atender à população da nova Capital do Estado, no início do século XX. Ela surgiu em um momento de crescimento da pedagogia moderna no País, quando as atenções se voltaram para o perfil dos alunos. “Foi um momento em que a escola assumiu a continuação e a extensão da educação familiar, em um ambiente de segurança e liberdade”, afirmou.