Curso para educadores aborda aspectos da diversidade

Palestra da professora Nilma Lino Gomes na segunda-feira (24) e oficina na quinta (27) serão na Escola do Legislativo

24/10/2011 - 19:11

A luta política pelo direito à diversidade; a diversidade e suas interfaces com o conhecimento e com a cultura; e a inserção dessa temática no currículo escolar são alguns dos tópicos que serão abordados pela professora Nilma Lino Gomes, em palestra do curso “Formação Política para Educadores”, nesta segunda-feira (24/10/11), de 19 às 22 horas, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nilma Gomes é doutora em Antropologia Social/USP; professora associada da Faculdade de Educação da UFMG e coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG. A sua participação encerra o ciclo de palestras do curso, que terá continuidade na quinta-feira (27), também às 19 horas, com a etapa de discussão em grupos de estudo.

Nessa etapa, os alunos irão debater os temas abordados nas palestras e sua relação com as grandes áreas de conhecimento e atuação dos professores participantes. Serão formados quatro grupos, com as seguintes temáticas:

Grupo 1: Ciência, política e democracia - Ciência, cidadania e participação; compreensão pública da ciência e compreensão do público pela ciência; questões científicas socialmente vivas: alguns exemplos; a esfera pública e a diversidade de saberes; ensino de ciências e a construção da cidadania: reflexões sobre o currículo. Coordenação: Ruth Schmitz de Castro - Mestre em Ensino de Ciências pela USP, Gerente-Geral da Escola do Legislativo / ALMG.

Grupo 2: Língua, política e democracia - Relações da língua com a política e a democracia. Como a língua (e a linguagem) pode ser um instrumento de poder e como ela veicula ideologias. Conceito de norma linguística e o acesso da população a esse tipo de linguagem, por meio da qual o poder público se expressa. Coordenação: Marcos de Castro Alvarenga - Mestre em Teoria da Literatura, Analista Legislativo da ALMG.

Grupo 3: Geografia, política e democracia - Ensino de Geografia e formação política dos sujeitos educadores e educandos.Ressignificação democrática dos conceitos paisagem, espaço, território e lugar - o “chão do mundo” dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Ensino de Geografia - teoria e prática: possibilidades poéticas. Coordenação: Malba Tahan Barbosa - Mestre em Geografia pela UFMG e professora do Centro Pedagógico da UFMG.

Grupo 4: História, política e democracia - História: fundamentos políticos e epistemológicos da disciplina; o ensino de História e a formação para a cidadania; ensino de História e diversidade cultural: diálogos e práticas. Coordenação: Lorene Santos - Doutora em Educação pela UFMG e pesquisadora associada do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História LABEPEH/UFMG.

O curso “Formação Política dos Educadores”, oferecido pela ALMG/Escola do Legislativo aos professores do ensino básico das escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, tem como objetivo propiciar aos participantes uma oportunidade para refletir sobre temas básicos de uma formação política focada na atividade docente, subsidiando, dessa forma, os trabalhos de sala de aula, voltados para a educação para cidadania. O curso terá continuidade na próxima semana, com mais uma oficina de discussão.