Segunda Musical comemora dez anos com apresentação do Uakti
O grupo se apresenta nesta segunda (24), às 20h, em conjunto com um duo de flauta e piano
21/10/2011 - 17:43O programa Segunda Musical comemora, na próxima segunda-feira (24/10/11), seus dez anos com a apresentação do conjunto Uakti e de um duo de flauta e piano. A apresentação será às 20 horas, no Teatro da ALMG, e se iniciará com o concerto do flautisca Artur Andrés e da pianista Regina Amaral. A dupla vai executar peças de Hartmann e de Gurdjieff, mestre espiritual greco-armênio, que defendia a tese de que a música deveria servir para conduzir a humanidade a um despertar.
Na sequência, quem se apresenta é o Uakti, que trará como repertório músicas do seu CD "Clássicos", composto por obras dos compositores Villa Lobos, Mozart e Bach. O grupo se destaca por confeccionar seus próprios instrumentos a partir de materiais do cotidiano, como tubos de PVC, vidros, metais, pedras, borracha, cabaças e até água.
Formado por Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro, Décio Ramos e Marco Antônio Guimarães, diretor musical e responsável pela criação e confecção dos instrumentos, o Uakti já fez parceria com Milton Nascimento, The Manhattan Transfer e com o compositor norte-americano Philip Glass. Também recebeu inúmeras premiações, entre elas a do Ministério da Cultura 96, como o melhor Grupo de Música Instrumental Brasileira, e o Prêmio Santista 97, pela inovação na Música Popular Brasileira.
Dez anos
Criado em 2001 para divulgar a música erudita, o Segunda Musical é referência no meio artístico cultural da Capital. Já participaram do programa pianistas renomados como Berenice Megale, Eduardo Hazan, Celina Szrvinsk e Valéria Zanini. Nos palcos, também estiveram presentes artistas internacionais, como o espanhol Miguel Olaso, que toca guitarra barroca, trazido a partir de parceria com o Instituto Cervantes de BH.
Além de músicos experientes, o Segunda Musical também abre espaço para a participação de jovens artistas mineiros, escolhidos por meio de edital de seleção pública. Com a proposta de se interiorizar, tem trazido ainda, para os os palcos do Teatro da Assembleia, recitais e músicos de conservatórios de diversos municípios do Estado.