Presidente e mais três deputados recebem Medalha
Parlamentares participaram da solenidade de entrega na Fazenda Cabangu, onde nasceu Santos Dumont
21/10/2011 - 16:47O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB) e outros três deputados receberam, nesta sexta-feira (21/10/11) a Medalha Santos Dumont. A solenidade de entrega da medalha, considerada a segunda comenda mais importante concedida pelo Governo do Estado, foi realizada na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont (Zona da Mata) e foi presidida pelo governador em exercício, Alberto Pinto Coelho.
Este ano, 140 personalidades foram condecoradas, entre empresários, políticos, secretários de Estado, professores e artistas, entre outras, que deram sua contribuição para o desenvolvimento e o progresso de Minas e do País. O presidente Dinis Pinheiro, que também é presidente do Conselho Permanente da Medalha, também agraciou homenageados.
Além de Dinis Pinheiro, que recebeu a comenda no Grau Ouro, também foram agraciados, no Grau Prata, os deputados Antônio Lerin (PSB), Gustavo Perrella (PDT) e Bosco (PTdoB). Os deputados Marques Abreu (PTB) e Rômulo Viegas (PSDB) também receberam a condecoração no Grau Prata, mas não estavam presentes à solenidade.
Em seu discurso na abertura do evento, o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, disse que Santos Dumont foi, ao mesmo tempo, um homem do mundo e um mineiro autêntico, além de ser um grande humanista. Segundo o governador, o inventor, ao criar o avião, tinha como meta unir os povos, “tanto que em 1926, fez um apelo à Liga das Nações para que o avião não fosse mais usado em guerras”.
Alberto Pinto Coelho destacou ainda os investimentos do Estado em aeroportos, no total de R$ 290 milhões nos últimos anos. Esses investimentos tiveram como efeito, entre outros, o aumento da capacidade dos aeroportos, principalmente o de Confins, que atendia 388 mil passageiros por ano em 2004 e hoje atende 7,2 milhões.
Antes da solenidade, o presidente Dinis Pinheiro concedeu entrevista à imprensa. Destacou que se sentia feliz e também com a responsabilidade ainda mais elevada por receber tão importante condecoração, procurando exercer a vida pública da melhor maneira. Sobre os agraciados, Dinis afirmou que todos são homens e mulheres de bem, que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais. “Essas pessoas são exemplo e estímulo para que outros sigam no mesmo caminho”, disse.
Globalização seria adiada sem invenção do avião
Orador oficial da solenidade, o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, questionou se a globalização seria possível sem o invento de Santos Dumont. Para ele, se não fosse o avião, o sonho de unir os povos pelo transporte aéreo ficaria adiado por muitos anos. Mas o procurador frisou que considera equivocado colocar Santos Dumont como uma exceção a regra. Para ele, o inventor pertence à tradição de Minas de conciliar a tradição rústica com o desenvolvimento da técnica e o uso da inteligência. Ainda segundo Marques, “são outros Santos Dumonts que garantem hoje um desenvolvimento econômico do Estado de Minas acima da média nacional”.
Também estiveram presentes à solenidade, entre outras autoridades: o advogado-geral do Estado, Marco Antônio Romanelli; os secretários de Estado, deputado Lafayette de Andrada (Defesa Social) e Eliane Parreiras (Cultura); a ouvidora-geral do Estado, Célia Pitchon; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; e o empresário Roberto Simões, todos eles condecorados. Também compareceu o secretário de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, deputado Gil Pereira.
Histórico - A Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 pela Lei 1.493, comemorando os 50 anos da realização do primeiro voo do 14-Bis, no dia 23 de outubro de 1906, em Paris. A comenda, dividida nos graus Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze, reconhece o mérito cívico de pessoas e entidades que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Desde que foi criada, a medalha é entregue anualmente na Fazenda Cabangu, local de nascimento de Santos Dumont, onde também funciona um museu em homenagem ao Patrono da Aviação.
Conselho - O Conselho Permanente da Medalha Santos Dumont é composto de órgãos e entidades de diferentes setores, entre eles, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, UFMG, PUC Minas, Unimontes, Polícia Militar de Minas Geais, Academia Mineira de Letras, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e Secretaria de Estado de Defesa Social.