Parque da Serra do Cabral será discutido em audiência
Reunião quer abordar o turismo e o meio ambiente na Área de Preservação Ambiental da região Central do Estado
21/10/2011 - 16:05Debater o meio ambiente e o turismo no Parque Estadual da Serra do Cabral é o objetivo da audiência pública que será realizada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será na quinta-feira (27/10/11), às 9 horas, no casarão-sede do parque, em Buenópolis (região Central).
Criado em 2005, com uma área de 22,5 mil hectares, o parque é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e abrange os municípios de Joaquim Felício e Buenópolis. Segundo o autor do requerimento para a audiência, deputado Tenente Lúcio (PDT), “a despeito de todo rico acervo cultural e natural, a região tem sido alvo, todos os anos, de incêndios criminosos, que causam prejuízos irreparáveis para a biodiversidade local”. O parque abriga nascentes, sítios arqueológicos, vegetação e fauna diversas.
O encontro irá reunir entidades diretamente ligadas aos interesses do parque, como representantes do governo estadual, de prefeituras da região, de ONGs locais e de reflorestadoras. De acordo com o deputado, a ideia é tentar encontrar um meio de se controlar ações degradadoras e discutir os próximos passos para uma correta exploração turística da região.
Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Buenópolis, Edivaldo Nascimento dos Anjos; a prefeita de Joaquim Felício, Eliana Colen Pimenta de Abuabara; o prefeito de Augusto de Lima e presidente do Circuito Turístico Serra do Cabral, Fabiano Henrique dos Passos; o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a gerente de Unidade de Conservação de Áreas Protegidas, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cecília Fernandes Vilhena; e o gerente do Parque Estadual da Serra do Cabral, André Campos Botelho.